14/02/08 10h53

Encomenda por caminhões começa aquecida em 2008

Valor Econômico - 14/02/2008

O aquecimento econômico está levando as empresas a antecipar as compras de caminhões este ano. A Mercedes-Benz recebeu da Casas Bahia a encomenda de 1.050 veículos, uma quantidade que equivale ao dobro do que esse cliente, fiel comprador da Mercedes, costuma pedir. O diretor de vendas da Mercedes, Gilson Mansur, conta que nos últimos quatro a cinco anos a Casas Bahia costumava fazer pedidos de 400 ou no máximo 600 unidades por semestre. O pedido da Casas Bahia corresponde a meio mês de produção da Mercedes, maior fabricante de caminhões do país. A maior parte dos veículos, que serão entregues ao longo do ano, é do tipo leve, utilizado principalmente nas entregas nos centros urbanos. A Mercedes já está fechando outras grandes encomendas. Os pedidos vêm da indústria, comércio e agricultura. O transporte de soja e cana-de-açúcar também começa a dar sinais de aquecimento, segundo Mansur. "Como o segundo semestre de 2007 foi bom, as empresas começaram o ano reforçando os pedidos logo nos primeiros dias", destaca. Um comportamento diferente do habitual. Em outros anos, as montadoras de caminhões costumavam receber pedidos como o das Casas Bahia a partir de março. Dona de 30,9% de um mercado que somou 100,7 mil caminhões no ano passado, a Mercedes-Benz começou o ano em ritmo acelerado, com a venda de 2,4 mil caminhões já em janeiro. O mercado total desse tipo de veículo no mês passado foi 43% maior do que o de janeiro de 2007, num total de 8,4 mil unidades.