03/11/09 11h17

EMS mantém liderança nacional com faturamento 23,5% maior no trimestre

DCI

A Indústria brasileira EMS, líder no mercado farmacêutico nacional há três anos, registrou no terceiro trimestre de 2009 um crescimento de 23,5% em faturamento em comparação com o mesmo período do ano passado. O índice superou os 15,7% registrados pelo setor. Em unidades produzidas, a empresa também avançou 17,7% no período ante 9,4% do mercado. A divisão EMS Genéricos apresentou um crescimento de faturamento da ordem de 31,1% e a divisão EMS Consumo de 36,8%.

Na avaliação do vice-presidente de mercado da EMS, Waldir Eschberger Junior, esse crescimento deve-se a algumas ações desenvolvidas nas áreas de prescrição e de consumo. Na área de prescrição a EMS desenvolveu estratégias neste ano de aproximação com a classe médica recebendo a visita de aproximadamente 1000 médicos para conhecerem a empresa e que tipo de produto está sendo produzido. Paralelo a isso a EMS tem desenvolvido três estudos de mercado, entre eles, uma ação envolvendo a Unicamp e a Sociedade Brasileira de Cardiologia referente à síndrome metabólica. "Além dessa aproximação com a classe médica, houve também uma mudança que fizemos de processos, ou seja, a gente reestruturou as empresa internamente gerando uma série de vantagens competitivas que não se tinha no passado melhorando a nossa eficiência", explica.

A linha de medicamentos genéricos é responsável pela maior parte de vendas da empresa. O diretor de Marketing de Genéricos, Marco Miguel, revelou que em fevereiro desse ano foi criado um portal do medicamento genérico intitulado "Na farmácia", voltado à classe farmacêutica, no qual os profissionais se cadastram com o registro no Conselho Regional de Farmácia para ter acesso ao portal. Nele o profissional tem acesso a informações de medicamentos genéricos e também informações científicas para a capacitação profissional. O portal já registrou mais de 60 mil acessos.