09/12/09 11h41

EMS exportará genérico para Cuba e mira China

Valor Econômico

O laboratório farmacêutico nacional EMS, de Hortolândia (SP), o maior do país, prepara-se para iniciar as exportações de medicamentos genéricos para Cuba a partir do primeiro semestre de 2010. Em novembro, a empresa assinou um acordo com a companhia estatal cubana Quimefa, no qual deverá, em um primeiro momento, trazer medicamentos cubanos para o Brasil. Ainda como parte desse acordo, a EMS também passará a exportar, a partir de 2010, medicamentos genéricos para aquele país. Os produtos ainda não foram definidos.

Neste ano, a companhia farmacêutica brasileira assinou um acordo de cooperação e intercâmbio para a transferência tecnológica, além de registro e venda dos produtos cubanos no Brasil. O primeiro medicamento que deverá ser importado pela EMS será o Salbutamol, voltado para asma leve. A previsão é de que 300 mil unidades cheguem no primeiro semestre de 2010. Outros medicamentos cubanos nas áreas de oncologia, pneumologia, neurologia e infectologia também deverão ser importados pela EMS.

A empresa participa da delegação encabeçada pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que está na China. O ministro quer estreitar as relações com aquele país nas áreas de saúde e negócios, informou a "Agência Brasil". Temporão lidera uma comitiva formada por representantes de órgãos públicos, entre eles o BNDES, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Também está acompanhado de indústrias nacionais que devem firmar parcerias no setor de medicamentos e equipamentos médicos.