03/01/12 17h12

Empresas sul-coreanas se instalam no município

A Tribuna

Sul-coreanas vão ser fornecedoras do Parque Automotivo de Piracicaba

Duas indústrias sul-coreanas irão se instalar em Rio das Pedras, em 2012. A empresa Brasil Semyyoungjin Hi-Tech e a NKD Company assinaram o contrato de locação do antigo barracão da Poli Parts (rodovia Nelson Caproni, 7.000, próximo à divisa com Mombuca) no último sábado no gabinete da prefeitura municipal.

As empresas que se instalarão na propriedade da família Baraldi serão fornecedores das nove empresas fornecedoras da fábrica de automóveis Hyundai. A Brasil Semyyoungjin Hi-Tech produzirá contêineres de metal para o armazenamento de peças, tendo um faturamento anual de R$ 16 milhões. O investimento no barracão para a adequação da empresa custará cerca de R$ 1 milhão.

Para o inicio das atividades será contratado cerca de 30 funcionários com projeção para mais 40 quando estiver funcionado plenamente. Já a NKD Company, que dividirá o terreno com a Brasil, irá produzir embalagens plásticas sob pedidos para a Hyundai. O faturamento dessa empresa será de R$ 4 milhões anuais, com um investimento para as reformas no barracão no valor de R$ 600 mil.

Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Francisco Eduardo Marrano, as empresas entraram em contato com a prefeitura solicitando espaço com 3 mil metros quadrados para se instalar. “Já tínhamos conhecimento da boa estrutura do terreno e do barracão da família Baraldi. Esse espaço possui cerca de nove mil metros quadrados”, informou. “A vinda dessas indústrias irá incrementar a economia local, fortalecendo o comércio, bem como dinamizar o nosso setor industrial e abrir caminho para que outros fornecedores se instalem no município”.

A mão de obra necessária para essas empresas será especificamente a de soldadores. “A prefeitura em parceria com essas empresas irá disponibilizar cursos de solda visando a qualificação dos rio-pedrenses”, disse Marrano.

Para aqueles que têm interesse em trabalhar nas empresas, o secretário informou que os currículos podem ser entregue na Casa da Lavoura, localizada na Francisco Correa de Barros, 431. Entregar nas mãos do Latuca ou do Marrano.