14/04/08 11h38

Empresas retomam abertura de capital

Folha de S. Paulo - 14/04/2008

A Bovespa mal entrou no azul no mês e duas aberturas de capital foram desengavetadas. Após quase cinco meses de jejum, o mercado acionário testa nesta semana o apetite dos investidores, sobretudo os estrangeiros, nos IPOs (oferta pública inicial) da Hypermarcas, empresa que reúne marcas populares de consumo, como Assolan e Gelol, e da rede feminina de lojas Le Lis Blanc. Amanhã, termina o prazo para a reserva das ações da Hypermarcas, que estréia na Bolsa na sexta-feira. Será o primeiro IPO de fato deste ano, em que só foi a mercado a Nutriplant, empresa de fertilizantes e adubos, que levantou R$ 20 milhões (US$ 11,4 milhões) no Bovespa Mais, espécie de "mercado de acesso" da Bolsa paulista aberto só a investidores institucionais. Segundo analistas, do sucesso na abertura de capital da Hypermarcas depende a capitalização de todas as demais empresas que deram entrada na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) a seu processo de IPO. No meio da crise, 12 empresas -entre elas, Local e Droga Raia- desistiram de fazer um IPO. A Hypermarcas é totalmente voltada ao mercado interno, pouco afetado por uma eventual desaceleração na economia mundial. A empresa atua nos setores de alimentos, artigos para limpeza, produtos de beleza e higiene pessoal, além de medicamentos sem prescrição médica -itens de consumo beneficiados pelo aumento de emprego e renda, inclusive das classes C e D. A Hypermarcas espera levantar até R$ 1,2 bilhão (US$ 685,7 milhões) na Bolsa. Segundo o prospecto, o dinheiro vai para a compra de novas empresas e marcas, além do lançamento de produtos e campanhas de marketing. Já Le Lis Blanc atua num segmento de classe média alta. Também voltada ao consumo, a rede marcou para o próximo dia 25 a estréia de suas ações no Novo Mercado. O período de reserva vai de hoje até o dia 22. Controlada pelo fundo Artesia, formado por integrantes do antigo banco Garantia, a rede espera levantar R$ 350 milhões (US$ 200 milhões) para elevar de 11 para 19 o número de lojas próprias, que, após a capitalização, terão formato de megastore. O fundo não descarta fazer aquisições de outras lojas.