22/10/10 11h08

Empresas recorrem à rota aérea para logística de Jundiaí

Folha de S. Paulo

Atraídas a Jundiaí por vantagens logísticas rodoviárias e ferroviárias para escoamento de produção, as empresas que se instalam na cidade começam a depender cada vez mais de rota aérea. Jundiaí tem 349 companhias de transporte de carga intermunicipal, segundo a secretaria de Finanças da prefeitura. Seu aeroporto também passou a funcionar como alternativa para escoamento, segundo a prefeitura.Nos primeiros oito meses deste ano foram 430 toneladas de carga escoadas via Aeroporto de Jundiaí, que tem 26 hangares. Em igual período de 2009, o aeroporto registrou 131 toneladas.A Two Aviation, braço do Grupo Jad, iniciou no mês passado operações de carga aérea na rota entre o aeroporto de Jundiaí e Brasília. A companhia vai atender demandas emergenciais de editoras, montadoras, operadores logísticos, laboratórios, entre outros. Com a chegada de investimentos e o aquecimento da economia na região, a tendência é de alta na demanda pela rota aérea, segundo o prefeito Miguel Haddad.O município recebeu R$ 449 milhões (US$ 264 milhões) em investimentos no primeiro semestre. Do total, R$ 447 milhões (US$ 263 milhões) são investimentos novos. "Nosso aeroporto foi ampliado e o de Viracopos também atende bem a cidade. Temos hoje uma infraestrutura que consegue atender as novas empresas que estão se instalando", diz o prefeito. Entre as maiores empresas instaladas em Jundiaí estão Casas Bahia, Itautec, Siemens e outras.