20/07/08 11h08

Empresas mantêm investimentos em alta

Folha de S. Paulo - 20/07/2008

Com base em balanços financeiros de 800 empresas de setores da indústria, do comércio e de serviços, a Serasa constatou que os empresários expandiram os investimentos no primeiro trimestre deste ano em relação a igual período de 2007. Inflação e juros em alta passaram a preocupar mais as empresas no segundo trimestre, mas não a ponto de levá-las a interromper projetos para expandir a produção ou substituir máquinas e equipamentos, como constatou a Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação da Fundação Getulio Vargas de junho. No primeiro trimestre, a taxa de investimento de 800 empresas que divulgaram balanços foi de 7,4%, maior do que a de igual período de 2007 (7,2%) e de 2006 (6,3%). Para chegar a esse indicador, a Serasa considerou o valor do crescimento do ativo imobilizado das empresas de um ano para o outro sobre o faturamento líquido no período. "Com a economia crescendo desde 2004, todos os setores passaram a investir mais", diz Márcio Torres, gerente de análise de crédito da Serasa e coordenador do estudo. O setor de serviços, que abrange os serviços de energia elétrica e de telefonia, foi o que apresentou maior taxa de investimento no primeiro trimestre, de 9,7%. O setor industrial registrou taxa de 7,8%, e o de comércio, de 1,3%. Nos serviços, a maior taxa é do setor de energia elétrica, de 14,3%; e, na indústria, nos setores de papel e celulose (11,5%), siderúrgico (9,5%) e químico (9,2%). Para Torres, a expectativa da Serasa é que esse percentual se repita ou seja ainda maior neste ano.