28/07/08 14h23

Empresas mantêm apetite para investir

Valor Econômico - 28/07/2008

A disposição das empresas brasileiras para investir continuou firme no primeiro semestre, mesmo com as grandes incertezas no cenário externo e o início de um novo ciclo de alta dos juros. Levantamento do Bradesco mostra que 484 companhias anunciaram novos investimentos entre janeiro e junho, totalizando R$ 385,7 bilhões (US$ 241,1 bilhões), valor 82% superior ao do mesmo período de 2007. As inversões realizadas também cresceram com força, como apontam as estimativas para a formação bruta de capital fixo (FBCF, que mede o que se investe na construção civil e em máquinas e equipamentos) no segundo trimestre. A MB Associados projeta expansão de 12,1% em relação a igual intervalo de 2007. É menos que os 15,2% do primeiro, mas um número ainda robusto. Juros reais mais baixos, a perspectiva de um crescimento mais forte e com mais estabilidade e o acesso a diversas fontes de financiamento são alguns dos fatores que explicam a forte alta do investimento nos últimos meses. A expectativa para o segundo semestre é de desaceleração, por causa da base de comparação mais alta e do aumento dos juros. No entanto, a aposta dominante é de que a FBCF continuará a crescer mais que o Produto Interno Bruto (PIB), consolidando a ampliação da capacidade produtiva. Em 2007, o investimento medido por este indicador aumentou 13,4%.