11/08/09 11h14

Empresas incubadas elevam o faturamento em 45% em 2 anos

DCI

O projeto Incubadora de Empresas de Batatais, do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa de São Paulo (Sebrae-SP), comemora a performance das 34 empresas integrantes. Entre 2007 e 2009, houve um aumento de 45,12% no faturamento global, e a meta de empresas graduadas por ano - que são aquelas consideradas aptas para atuar no mercado - foi superada. Inicialmente, o objetivo do projeto era graduar três empresas por ano. Apenas no primeiro semestre de 2009, duas empresas foram graduadas. Para este semestre, a previsão é de mais quatro graduações. Até agora, o projeto já acumula nove empresas graduadas. Além disso, com os estímulos que estão recebendo do projeto, as empresas lançaram 25 produtos novos este ano contra nove lançados durante 2008.

Para o analista do Sebrae-SP em Franca, Gilson Roberto Carbinatto, o incremento de faturamento, de lucratividade e de novos produtos é resultado de ações diretas do projeto Incubadora de Empresas de Batatais para as empresas apoiadas.

De acordo com o gerente da Incubadora de Batatais, Juliano de Azevedo Valentini, a Incubadora conta com instalação própria, especialmente desenvolvida para abrigar até 10 empresas residentes. Atualmente, o projeto atende 15 empresas, sendo cinco não-residentes. "A procura pelo projeto está aumentando significativamente ao ponto de possuirmos uma lista de espera igual à capacidade de atendimento", afirma.

A Hirose Containers, que atua no mercado de caixas de esterilização de equipamentos odontológicos, é uma da empresas incubadas com aumento de faturamento mais expressivo: 229% em 2009 em relação ao ano anterior. Outra empresa em destaque na Incubadora é a Epibrás, fabricante de Mangotes e Uniformes, que conseguiu triplicar seu faturamento nos seis primeiros meses de 2009 em relação ao mesmo período de 2008.