18/11/24 15h35

Empresas-filhas da Unicamp geram mais de 53 mil empregos

Relatório de 2024, publicado pela Inova Unicamp, revela crescimento de 12,9% em relação a 2023

Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) registrou 1.588 empresas-filhas cadastradas na base da Agência de Inovação Inova Unicamp, sendo 1.349 ativas no mercado. Juntos, esses empreendimentos ativos empregam diretamente 53.265 pessoas. São 6.109 posições a mais que em 2023, representando um aumento de 12,9%.Trata-se de um recorde,de acordo com o mapeamento anual realizado desde 2006 pela Inova Unicamp.

Apesar de estarem distribuídas nas cinco regiões do Brasil e em 10 países diferentes, as empresas-filhas apresentam uma notável concentração de suas sedes na Região Metropolitana de Campinas (RMC), com mais de 650 empresas localizadas nessa área, oferecendo emprego e impactando positivamente no desenvolvimento econômico e social da região.

As informações foram obtidas no Relatório de Empresas-filhas da Unicamp de 2024, publicado pela Agência de Inovação Inova Unicamp. O mapeamento é coletado de forma voluntária junto às empresas-filhas, que se cadastram para compor o ecossistema da Unicamp.

Acesse download gratuito do documento.

“Este mapeamento contribui para a compreensão de alguns impactos econômicos e sociais da formação de alunos e dos programas de empreendedorismo da Unicamp, como a geração de renda e de emprego, e para conhecermos quem são essas empresas, seus fundadores, sua distribuição geográfica e seus nichos de atuação”, comenta Renato Lopes, diretor-executivo da Inova Unicamp. 

O Relatório reúne dados consolidados das empresas-filhas, incluindo análises e casos de sucesso de negócios fundados por alunos, egressos, docentes ou funcionários da Unicamp. Também apresenta empresas criadas a partir de tecnologias da Universidade, conhecidas como spin-offs acadêmicas, além das incubadas e graduadas pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).

Empresas-filhas batem recorde no faturamento

Além do recorde na geração de empregos, os dados também indicaram um crescimento no faturamento, que alcançou R$ 28,1 bilhões em 2024 — um aumento de 9%, ou R$ 2,23 bilhões, em comparação a 2023.

Uma das empresas-filhas da Unicamp citadas no Relatório de 2024 é a Gringo. O negócio foi fundado em 2019 por Juliano Dutra, formado em Ciências da Computação no Instituto de Computação (IC) da Unicamp, e por outros dois sócios. A empresa possui como carro-chefe um aplicativo que reúne diversos serviços que motoristas precisam controlar para usar os seus veículos.

O aplicativo já superou os 15 milhões de downloads e oferece a maioria dos serviços de forma totalmente gratuita, tendo a sua monetização por meio de negócios entre motoristas e prestadores de serviços, especialmente seguros e crédito, absorvendo um percentual das transações.

Segundo Dutra, em 2023, a Gringo movimentou um volume superior a R$ 1 bilhão nesses negócios e gerou mais de 200 empregos, com projeção de expansão. “Temos hoje um time de cerca de 200 profissionais, metade deles ligados à área de tecnologia da informação. Nossa equipe é quase toda remota e está espalhada por mais de 70 cidades em dez estados. Isso traz uma enorme diversidade à empresa”, conta Dutra, ex-aluno da Unicamp.

Novas empresas-filhas mapeadas

O mapeamento das empresas-filhas da Unicamp é realizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp desde 2006, com pioneirismo no Brasil, e desde 2013 passou a ter periodicidade anual. Em 2020, o mapeamento ganhou formato de Relatório Anual, com detalhamento de dados e apresentação de indicadores.

O recorte é de doze meses, com início e término no mês de agosto. Em 2024, esse mapeamento registrou 206 novas empresas-filhas, que fazem o cadastro voluntário a partir de um convite enviado pela Inova Unicamp via e-mail, além de outras campanhas e ações de comunicação voltadas ao incentivo do cadastro, como publicações em redes sociais e reportagens sobre as empresas-filhas. Com a inclusão desses novos registros, a Unicamp contabiliza 1.588 empresas-filhas, das quais 1.349 (84,9%) estão ativas no mercado.

As novas empresas-filhas cadastradas contribuíram significativamente para os valores alcançados de postos de trabalho e faturamento, com a inclusão de mais de R$ 876,3 milhões em faturamento e a geração de 3.952 empregos.

Mais dados

A Inova Unicamp iniciou, em 2023, a coleta de dados relacionados às ações de ESG, do inglês Environmental, social, and corporate governance, que compreendem, em tradução para o português, as boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa das empresas. Em 2024, o mapeamento desses resultados se tornou mais expressivo, com o registro do triplo de empresas que responderam essas questões, passando de 101 respondentes para 341, um aumento de 237% nas respostas.

Com base nos dados obtidos, constatou-se que 49,8% (170 empresas) das empresas-filhas respondentes já possuem ao menos uma iniciativa ESG em prática, enquanto 16,4% (56 empresas) estão em processo de desenvolvimento de projetos para implementá-las. Entre as empresas que já adotaram ações ESG, houve um crescimento médio de três vezes em comparação ao ano anterior.

“No Relatório, também apresentamos histórias de sucesso na geração de negócios de impacto socioambiental positivo, área que vem crescendo em nosso ecossistema, como foi possível observar com o aumento das empresas respondentes e o crescimento daquelas que declaram ter ao menos uma ação ESG em seu negócio”, comemora Rangel Arthur, diretor-executivo associado da Inova Unicamp.

A empresa-filha Lux Educação Inclusiva, por exemplo, destacada no Relatório, oferece serviços para promover a inclusão de pessoas com deficiência em ambientes educacionais e corporativos. Diferente de um modelo de negócio convencional que adota práticas ESG como ações complementares, a Lux Educação tem a inclusão e o impacto social como essência de seu produto e de seu próprio modelo de negócio. A empresa-filha utiliza de tecnologia para fornecer formação e treinamento para educadores, famílias, crianças, ONGs e empresas a fim de orientar práticas efetivas para a inclusão de pessoas com deficiência, transtornos de aprendizagem e altas habilidades em instituições públicas e privadas. O negócio tem em seu quadro de fundadores um mestrando em Ciências da Computação no Instituto de Computação (IC) , o Paulo Kussler.

Esses resultados são alguns dos indicadores e casos de sucesso destacados no Relatório de Empresas-filhas da Unicamp de 2024, que está disponível para download gratuito na Biblioteca digital da Inova.

A Inova Unicamp disponibiliza anualmente o Relatório das Empresas-filhas da Unicamp, com dados, análises e casos de sucesso de alguns desses empreendimentos. O documento reúne os principais resultados mapeados e o cenário desses negócios em relação a investimentos, perfil dos fundadores, internacionalização, relacionamento com a Unicamp e mais. Para se aprofundar nesse documento e conhecer mais a rede de empresas-filhas da Unicamp, baixe o Relatório completo disponível para download em formato ebook.

Quem são as empresas-filhas da Unicamp?

São chamadas de empresas-filhas da Unicamp os empreendimentos fundados por alunos, egressos, funcionários, docentes, pesquisadores ou outras pessoas que têm ou tiveram algum vínculo com a Universidade. Também se enquadram como filhas da Universidade as empresas que foram incubadas ou graduadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológico da Unicamp (Incamp) e aquelas que possuem em seu core business um conhecimento, protegido ou não, da Unicamp, conhecidas como spin-offs acadêmicas.

Os negócios que se encaixam dentro desses requisitos podem cadastrar sua empresa para compor o ecossistema de empresas-filhas da Unicamp no site da Inova. Acesse aqui.

Sobre a Inova Unicamp

A Inova Unicamp é o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade e atende a todos os campi. A Agência de Inovação da Unicamp foi criada em 2003 com o objetivo de identificar oportunidades e promover atividades que estimulam a inovação e o empreendedorismo, ampliando o impacto do ensino, da pesquisa e da extensão em favor do desenvolvimento socioeconômico sustentado.

A Agência apoia a comunidade na proteção da propriedade intelectual da Unicamp, na transferência de tecnologia, na consolidação de convênios de Pesquisa e Desenvolvimento entre a Unicamp e o setor empresarial. Também é responsável pela gestão do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e da sua Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp), além de fomentar a comunicação e a cultura de empreendedorismo e inovação com programas de relacionamento institucional e capacitações.

 

Fonte: https://unicamp.br/noticias/2024/11/14/empresas-filhas-da-unicamp-geram-mais-de-53-mil-empregos/