02/04/20 13h58

Empresas do Porto de Santos fazem doações de álcool 70%

Primeiro lote a ser entregue pela Copersucar deixará o Interior nesta quarta-feira e chegará a Santos na quinta-feira

A Tribuna

Empresas que atuam no Porto de Santos entraram na batalha contra o coronavírus e preparam doações de produtos de higiene. A Copersucar doará 50 mil litros de álcool etílico 70% à Secretaria Municipal de Saúde de Santos. Já a Rumo, concessionária ferroviária do complexo, entregou 250 litros do produto à Autoridade Portuária.

Segundo o gerente executivo de Operações da Copersucar, Rodrigo da Silva Lima, o produto será usado na desinfecção de ambientes e superfícies, principalmente em unidades de saúde. Os primeiros lotes serão embarcados nesta quarta-feira (1) e devem chegar a Santos na quinta-feira (2).

O carregamento inicial partirá, na manhã desta quarta, de Jaboticabal (SP), com cerca de 12,5 mil litros de álcool etílico 70%. Lá fica a Usina Santa Adélia, umas das 35 unidades do grupo que produzem o material.

Segundo o executivo, a doação será feita em etapas, em galões de 50 litros. Isto vai acontecer para que a Prefeitura possa realizar a distribuição conforme a demanda, de forma segura e escalonada.

A iniciativa, segundo Lima, é uma das ações de responsabilidade social da empresa e revela o cuidado com as pessoas. “Nosso foco é atender a comunidade de Santos, onde estamos inseridos, em parceria com a Secretaria de Saúde”.

A pandemia de coronavírus também forçou uma mudança de padrões no terminal portuário da Copersucar em Santos. Funcionários do grupo de risco foram afastados e as rotinas das trocas de turnos, alteradas. Tudo com o objetivo de evitar aglomerações e contaminações em áreas do terminal, como vestiários.

O ponto biométrico foi cancelado e a marcação, agora, é feita através de aplicativo. E foram ampliados os cuidados com higienização de equipamentos e instalações.

Mas, mesmo com a crise mundial, Lima acredita que a demanda por açúcar crescerá. “O Brasil é o maior exportador de açúcar do mundo. Se nós pararmos, alguma nação ficará sem alimento”, destacou.

No mês passado, 653 mil toneladas de açúcar foram movimentados no terminal do Porto. Este foi o melhor mês da safra 19/20.

Rumo

Na semana passada, a Rumo doou 250 litros de álcool 70% para a Autoridade Portuária de Santos, novo nome da Companhia Docas do Estado de São Paulo, a Codesp.

O produto será utilizado para higienização dos ambientes e limpeza dos equipamentos e maquinários de empresas que operam no cais santista. A doação foi feita em parceria com a Raízen, maior produtora de etanol a partir da cana, que obteve autorização da Anvisa para produzir álcool etílico 70%.

Para a Rumo, além de fundamental para a balança comercial brasileira, a continuidade das operações logísticas no Porto de Santos é essencial para o fluxo de insumos (alimentos e matérias-primas para a produção de medicamentos) e representa a maior fonte de emprego e renda da região.