19/04/12 15h56

Empresas do Brasil gastam 7% do faturamento com TI

Brasil Econômico

Estudo apresentado ontem pela FGV revela que os gastos nessa área aumentaram e que as companhias estão comprando mais tecnologia pela modalidade de serviço

Nos últimos 12 anos, o investimento das empresas em tecnologia da informação (TI) dobrou no Brasil, de acordo com pesquisa feita anualmente pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente, as companhias destinam 7% de suas receitas para gastos com TI, enquanto em 1991, por exemplo, o valor era inferior a 2%.

Além do percentual do faturamento estar aumentando, Fernando Meirelles, responsável pelo estudo, afirma que a maneira como as empresas consomem tecnologia também passa por um processo de mudança. “Logo as empresas não irão comprar mais hardware diretamente. Elas comprarão serviços e o hardware virá embutido”, afirma o professor da FGV. Ele estima que hoje 90% dos gastos corporativos com TI já seja nesta modalidade.

Hoje, grandes fornecedores de hardware como Dell e HP apostam na ampliação da área de serviços para crescer suas receitas. A Dell comprou mais de dez empresas desde 2009 para fortalecer o portfólio, exemplo da tendência apontada por Meirelles.

Software
A pesquisa da FGV aponta também quais são as fornecedoras líderes de software para o mercado corporativo. Em sistemas de gestão empresarial (ERP) Totvs, SAP e Oracle têm, juntas, 82% do mercado brasileiro. “Quanto maior o porte da companhia, maior o uso de SAP. O inverso acontece com a Totvs”, diz o professor. Enquanto a brasileira lidera em companhias de até 160 teclados, com 53% de participação, a alemã é a mais presente nas empresas com mais de 600 usuários, com 51% do mercado.

Na área de inteligência analítica (BI, na sigla em inglês), estudada pela primeira vez pela FGV, a líder também é a SAP, com 20% de participação. A Oracle vem em segundo, seguida de Totvs, Microsoft e IBM. Em navegador web, a Microsoft continua reinando com folga, com 91% do mercado, enquanto o segundo colocado, Mozilla Firefox, tem apenas 7%.