Empresas de produtos químicos para a construção investem em expansão
Folha de S. PauloApesar da desaceleração registrada pela construção civil neste ano, fabricantes de produtos químicos para o segmento, como impermeabilizantes e aditivos, planejam investimentos para a expansão dos negócios.
Um dos projetos é da empresa paulista Vedacit, que terá uma nova fábrica em Itatiba, no interior do Estado -será a terceira do grupo.
O empreendimento, cujo aporte não foi informado, terá cerca de 35 mil m², em uma área de 270 mil m² que receberá futuras ampliações.
A empresa relatou, em nota, que a planta contribuirá para atender à demanda ainda existente no mercado.
A Vedacit pertence ao grupo Otto Baumgart, que também é dono, em São Paulo, do complexo Center Norte (shopping Center Norte, shopping Lar Center, Expo Center Norte e hotel Novotel).
Após ter comprado neste ano uma fábrica de impermeabilizantes na Bahia, a Viapol pretende investir em 2015 cerca de R$ 23 milhões.
Os recursos serão divididos entre a unidade baiana e a matriz, em Caçapava (SP). "[O aporte] será destinado à diversificação da nossa linha de produtos", diz Paulo Collares, executivo da marca, que é controlada pela norte-americana Euclid Chemical.
A Viapol projeta fechar 2014 com alta de 10% no faturamento. "Criamos uma divisão para atender a área de infraestrutura, que hoje representa só 10% do negócio, mas que deverá crescer."
Obras de infraestrutura também foram as responsáveis pelo avanço da suíça Sika no país em 2014. "Isso ajudou a compensar o desempenho mais fraco no varejo", afirma Jorge Luiz Cardoso.
A empresa abriu neste ano uma nova fábrica em Porto Alegre, a quinta no Brasil.