Empresas de inovação na indústria terão acesso a R$ 500 milhões da Embrapii em quatro anos
ProtecA Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) vai disponibilizar R$ 500 milhões para empresas que tenham projetos de inovação no setor industrial nos próximos quatro anos. O montante será investido nas unidades de pesquisa das companhias, que devem dar uma contrapartida para terem acesso ao dinheiro. Para tanto, o empresário deve procurar uma das 13 unidades de pesquisa da Embrapii espalhadas pelo País – até o fim do ano que vem, 15 unidades devem estarem operação. Osrecursos estão disponíveis desde a última quinta-feira (30/10).
Segundo o presidente da Embrapii, João Fernando Gomes de Oliveira, há um grande incentivo para que as próprias unidades de pesquisa procurem as empresas. “É tudo muito rápido. A empresa discute o projeto com a unidade e, ao fechar o acordo, o recurso pode ser utilizado, às vezes, dentro de 30 dias”, explicou o dirigente.
Para a gerente de Coordenação de Planejamento e Negócios do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Flávia Motta, o investimento da Embrapii em inovação terá impacto positivo na economia brasileira nos próximos anos. “As empresas vão se tornar mais produtivas e competitivas, e é isso que a gente quer”, disse. O IPT é parte da rede da Embrapii.