12/02/16 14h32

Empresas da região de Ribeirão trocam a crise por investimento

Financiamento para o desenvolvimento cresceu 24% em Ribeirão Preto e em Sertãozinho no ano passado e chegou a R$ 17,6 milhões

Jornal A Cidade

As empresas da região de Ribeirão Preto encontraram uma forma de combater a crise econômica e o pessimismo: não deixaram de investir em 2015 e, com isso, se destacaram no estado.

O volume de empréstimos concedidos pela Agência de Desenvolvimento Paulista, a Desenvolve-SP, cresceu 24% na região no ano passado, em relação a 2014. E Ribeirão foi uma das poucas regiões do Estado de São Paulo com crescimento nos financiamentos em um cenário de incerteza econômica. Em números absolutos, o programa do Governo do Estado teve queda de 23% no ano passado.

De acordo com o balanço anual do órgão, divulgado no fim de janeiro, as empresas da região receberam R$ 17,6 milhões, o equivalente a 5% do total de R$ 353 milhões de financiamentos concedidos pela instituição em 2015.

A empresa SmarAPD foi uma das beneficiadas pela concessão de empréstimos oferecidos pela Desenvolve SP. A companhia da área de tecnologia e que presta serviços para órgãos públicos conseguiu um financiamento de R$ 1,9 milhão.

Segundo Marcos Zamoner, gerente de pesquisa e desenvolvimento da empresa, o empréstimo possibilitou a criação de um novo ramo dentro da SmarAPD. “A empresa criou um setor de pesquisa e desenvolvimento para inovar em tecnologia”, afirma Zamoner.

Dessa maneira, de acordo com o gerente, essa quantia contratada no empréstimo também permitiu a geração de novos empregos diretos na companhia. “Entre 30 e 40 pessoas foram contratadas com a nova área criada na empresa”, completa.

Movimento

Para Alberto Borges Matias, professor titular de finanças da Faculdade de Economia e Administração (FEA-RP) da USP, empréstimos deste tipo têm condições de movimentar a economia da região.

“Os financiamentos cativam renda para a região. Eles podem gerar crescimento da demanda se houver faturamento adicional para investimento”, explica o professor.

Matias também afirma que os financiamentos podem minimizar os efeitos da crise. “Para as empresas que estão em situação regular, os empréstimos podem alavancá-las um pouco ou, pelo menos, reduzir o problema da crise”, diz o professor.

Valor ainda precisa ser maior para resolver

O gerente regional do Centro das Indústrias do Estado (Ciesp), Marcelo Maçonetto, diz que a maioria dos empréstimos oferecidos pela Desenvolve-SP para a região em 2015 foram para setores menos atingidos pela crise. Mas, ele avalia que a quantia destinada ainda é pequena para satisfazer as necessidades da região.

Arte / A Cidade“O valor absoluto dos empréstimos é pequeno para movimentar a economia de Ribeirão e região.”

O professor da FEA-RP Alberto Borges Matias, acredita que Ribeirão deveria pleitear um valor bem maior de empréstimos para alavancar a economia local. “Ribeirão tem espaço para financiamentos equivalentes a R$ 300 milhões.”

Conheça

A Agência de Desenvolvimento Paulista é uma instituição financeira do governo do Estado de São Paulo que promove, desde 2009, o desenvolvimento por meio de operações de crédito consciente e de longo prazo para pequenas e médias empresas paulistas. O tempo que o dinheiro é liberado depende da análise do plano de investimento apresentado pelo empresário. É destinada à compra de máquinas e equipamentos, capital de giro e franquias (abertura ou ampliação). A agência atingiu em 2015 a marca de R$ 2 bilhões em financiamentos para mais de 1.400 empresas e prefeituras em 250 cidades. Para saber mais sobre a instituição acesse www.desenvolvesp.com.br

Empresa vai usar crédito para lançar produto

A empresária Eloisa Mocheuti Kronka, dona da Al Sukkar, empresa de biotecnologia, deve ajudar a manter os resultados positivos de crédito para investimento também em 2016. Ela está com um pedido de financiamento com Desenvolve-SP em andamento.

“Agora, estamos esperando a resposta do órgão referente a um empréstimo de R$ 400 mil para concluirmos um novo produto”, diz Eloisa.

A empresa teve contato com a instituição em setembro do ano passado, durante o evento “Movimento pela Inovação”, realizado em Ribeirão Preto em parceria com o Parque Tecnológico.

Segundo Eduardo Cicconi, gerente da incubadora de empresas Supera, a parceria entre as entidades foi estabelecida para financiar a elaboração de produtos de empresas de tecnologia da cidade e região.

“O ‘Movimento pela Inovação’ é uma maneira de alavancar as vendas e o desenvolvimento dos produtos”, diz Cicconi.

Análise>>>Ainda é cedo para falar em recuperação

O financiamento é a contrapartida do investimento. Dessa maneira, ao verificamos esse aumento nos financiamentos concedidos pela Desenvolve-SP para a região, podemos concluir que também houve aumento nos investimentos. Mas, é difícil associar esse crescimento com uma possível recuperação econômica, uma vez que é preciso avaliar a qualidade dos investimentos feitos. Há duas possibilidades. Os financiamentos foram realizados com a finalidade de aumentar e melhorar a capacidade produtiva, ou foram recursos que serviram como soluções emergenciais? O primeiro proporciona um retorno no longo prazo, o segundo posterga problemas.