Empresas brasileiras formalizam presença no Golfo visando ampliar exportações para os países árabes
Comex do BrasilO processo de aproximação com os países do Golfo tem levado cada vez mais empresas estrangeiras a se fixarem fisicamente em solo árabe. Para gigantes como a BRF, o processo tem ganhado força nos últimos tempos e deve colaborar para a comercialização de produtos em feiras como a Gulfood 2022. A marca está expondo no setor de Carnes e Frangos em um estande junto à Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Responsável pelo mercado halal da companhia, Igor Marti, explica que a demanda mundial pelo abastecimento de alimentos halal é a porta de entrada da companhia nos países. Um exemplo é a própria Arábia Saudita, onde a BRF iniciou com exportação da carne para depois, com suas marcas próprias consolidadas, como a Sadia, passar a adquiri plantas ou distribuidores locais.
O movimento segue em uma crescente nas atividades da companhia, que busca se alinhar com as iniciativas da região por produzir mais localmente. Em 2020, por exemplo, a BRF concluiu a aquisição de 100% da Joody Al Sharqiya Food Production Factory, empresa de processamento de alimentos com planta localizada em Dammam, na Arábia Saudita. Já em janeiro deste ano, a companhia celebrou um memorando de entendimento com o Public Investment Fund, fundo de investimentos soberano da Arábia Saudita e um dos maiores do mundo.
“Os governos têm procurado cada vez mais parceiros locais. E o exemplo da Arábia Saudita, onde assinamos um memorando, é um movimento natural quando se tem marca, como nós temos a Sadia. Acho que esse é o caminho, estar cada vez mais próximos do consumidor”, concluiu o executivo.
Na Gulfood, a BRF vê a movimentação do público como indicativo de que deve fechar novos negócios neste ano. “A parceria [com a Câmara Árabe] está sendo muito boa. Nós participamos todos os anos da Gulfood, e é bom ver que esse ano as coisas voltaram a uma normalidade quase completa. Conseguimos ver os clientes retomando o vigor, as ideias e as discussões muito mais na linha de como crescer o negócio do que em termos de contenção de gastos”, concluiu Marti.
Também com a Câmara Árabe estão expondo empresas como a Tropicool, que segue com estratégia de forte expansão na região. A marca avançou de um para 30 pontos de venda nos Emirados Árabes Unidos, desde 2020. “Hoje já estamos nos principais hotéis, em alguns cafés e vamos começar em alguns locais de serviço da Emirates. Estamos também no Catar, Egito, México, Brasil e Austrália”, pontuou Caio Nabuco, sócio da marca.
A empresa exporta atualmente açaí e a polpa gelada da manga Ubá, variedade mineira, e espera lançar em breve novos sabores. “Essa é a melhor feira do ano. Então, preferimos pegar um ponto na Câmara Árabe, que gostamos muito, e outro com a Apex [no Pavilhão do Brasil]”, frisou Nabuco, lembrando que um dos diferenciais da marca é que os produtos são transportados em temperatura ambiente, o que torna a logística mais viável se comparado aos que são congelados. A ApexBrasil é a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos, que assim como a Câmara Árabe e outras entidades, organiza a participação brasileira na Gulfood.
Além da Tropicool, o estande da Câmara Árabe conta com outras seis empresas. Entre elas, está a Almina, estreante enquanto expositora da Gulfood. Baseada em São Paulo, a indústria tem em seu portfólio produtos como molhos de pimenta, de alho, de pimenta árabe e shoyu. “A Almina31 já faz envase de produtos de outras empresas que são vendidas na região, mas a ideia agora é entrar com a nossa marca própria”, explicou Amanda Ubukata, representante de vendas da Almina.
As fórmulas dos molhos foram desenvolvidas por seu fundador, Ali Eltuk, que tem origem libanesa. “Aqui acreditamos que o destaque vá ser o molho de pimenta árabe”, disse Ubakuta.
Pela terceira vez na Gulfood, a Stefenoni planeja abrir novos mercados. A empresa trabalha com comercialização de itens como cacau, milho, sorgo, pimenta e cafés. É nesses últimos dois produtos que a marca está focando durante a exposição nos Emirados.
Em seu espaço, a marca já recebeu contatos de países como a Bósnia. Para o CEO da empresa, Franco Stefenoni, a edição deste ano tem mostrado que o evento está com fôlego novo. “Em relação ao ano passado, achamos que o movimento está melhor. Acho que a feira voltou ao seu porte”, disse Stefenoni.
Serviço
Gulfood 2022
De 13 a 17 de fevereiro de 2022
Dubai, Emirados Árabes Unidos, WTC
Mais informações: https://www.gulfood.com/