16/03/11 16h00

Empresas austríacas apresentam novas tecnologias urbanas em São Paulo

Seminário apresentou soluções de empresas da Áustria para problemas urbanos atuais, que possam servir de modelo para os municípios paulistas

A Investe São Paulo, agência paulista responsável pela atração de investimentos para o Estado, organizou, em parceria com o Consulado-Geral da Áustria em São Paulo, a Prefeitura de São Paulo e a Câmara de Economia de Viena, o seminário “Tecnologias Urbanas: A Experiência da Áustria em Planejamento Urbano”, realizado nesta quarta-feira, 16 de março, na sede da prefeitura da capital. Participaram do evento a presidente da Câmara de Economia de Viena, Brigitte Jank, o presidente da Investe SP, Luciano Almeida, o secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Alfredo Cotait Neto, o embaixador da Áustria no Brasil, Hans-Peter Glanzer, o cônsul Comercial da Áustria, Ingomar Lochschmidt, além de empresários paulistas e secretários municipais.

Durante o encontro foram apresentadas soluções para problemas urbanos atuais, idealizadas e postas em práticas em cidades austríacas, que possam servir de modelo para os municípios paulistas. Divididas em três blocos, “Tecnologias Urbanas”, “Meio Ambiente para Prefeituras” e “Eventos” as 15 empresas austríacas que participaram do evento apresentaram seus trabalhos.

Entre as empresas do primeiro bloco estava a HEI Solar Light, que trabalha no desenvolvimento e produção de iluminação solar externa inovadora e de alto desempenho. No segundo bloco a BioEnergy International (BDI) apresentou suas inovações para a obtenção de biodiesel a partir de diversas matérias-primas como óleos vegetais, óleos alimentares usados, gorduras animais, com um rendimento de até 100%. No último bloco um exemplo é a Prospace, que oferece ideias e produtos exclusivos de alto padrão para o setor de eventos e produtos.

O presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, apresentou a agência e os benefícios de se investir no Estado. “A Áustria é o sexto maior investidor no Brasil, o que prova a confiança dos investidores austríacos no país. Ter parceiros como a Áustria será muito importante para desenvolvermos novas tecnologias e gerarmos mais emprego e renda para a população paulista. Tenho certeza que esse encontro vai resultar em novos negócios e parcerias”, afirmou.

Os avanços da cidade de Viena em setores como iluminação urbana e refrigeração interna mais sustentáveis econômica e ecologicamente e a importância que esses exemplos tem para as cidades do Estado de São Paulo foi destacado pela presidente da Câmara de Economia de Viena, Brigittie Jank. “As cidades precisam ser repensadas, precisamos encontrar novas alternativas de infraestrutura ecológicas e inteligentes. A União Europeia estima que nos próximos dez anos serão investidos € 10 bilhões em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) pelos municípios e empresas. Este setor é muito importante para a criação das Smart Cities (Cidades Inteligentes), que criam tecnologias para solucionar os problemas de seus centros urbanos”, disse.

O secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Alfredo Cotait Neto, destacou que o evento teve a importante missão de aproximar a Áustria do Estado de São Paulo. “Espero que as empresas austríacas que estão aqui possam fazer bons contatos para novos investimentos e para isso terão todo o apoio da Prefeitura, da embaixada e da Investe SP”, destacou.

Após as apresentações os representantes de prefeituras municipais do Estado de São Paulo e as 15 empresas austríacas participaram de encontros individuais para apresentar melhor suas experiências. As empresas que participaram do evento foram HEI Solar Light, HET Verkehstechnik, Kapsch Traffic, r.tec, Swarco, ATM Recyclingsystems, BDI, Dietzel, MAI International, M-U-T, Frequentis, Image Perofrming, Prospace, Theodor Fries e VideoMovingSystem Kuehne & Kapeller.