11/10/12 17h20

Empresários japoneses conhecem serviços da Investe SP em evento

Cerca de 120 empresários, em sua maioria CEOs de empresas japonesas instaladas no Brasil, participaram de encontro promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil

O presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, apresentou os serviços gratuitos oferecidos pela agência para cerca de 120 empresários japoneses que compareceram nesta quinta-feira, 11 de outubro, ao evento realizado pela Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil em São Paulo.

“Os senhores podem nos ajudar muito a melhorar a competitividade de São Paulo e também a contribuir com o desenvolvimento desse Estado”, ressaltou Almeida, explicando que um dos papéis da Investe SP é propor políticas públicas ao Governo do Estado visando aprimorar o ambiente de negócios de São Paulo.

Entre as 36 empresas atendidas pela Investe SP, que anunciaram investimentos no Estado de São Paulo, três são japonesas: Toyota, AGC e Horiba. Juntas, elas anunciaram investimento da ordem de US$ 1,7 bilhão e geraram cerca de 2,8 mil empregos.

“O Estado de São Paulo é o motor econômico do Brasil: abriga o maior parque industrial do País e responde por mais de 32% do PIB brasileiro”, disse o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Masaki Kondo.

“Durante o tempo que estive aqui em São Paulo atendi muitos investidores japoneses interessados em investir no Brasil e pude perceber o apoio impressionante que o Governo do Estado de São Paulo tem oferecido a esses empresários”, assegurou o cônsul-geral adjunto do Japão em São Paulo, Masahiko Kobayashi. O discurso do cônsul marcou sua despedida do País, que reúne a maior comunidade japonesa de todo o mundo, aproximadamente 1,5 milhão de pessoas.

O presidente da Investe SP também convocou os empresários a se unirem em uma força-tarefa em prol da candidatura da cidade de São Paulo à Expo 2020. “Acreditamos que um evento desse porte, mais até do que a abertura da Copa de 2014, pode deixar um legado, especialmente em infraestrutura, muito relevante para a cidade”, afirmou.

Ele destacou, ainda, a criação, há um ano, da Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada (MIP), que já possibilitou aos investidores apresentarem mais de 100 propostas de projetos de parceiras público-privada (PPP) ao Estado de São Paulo.

Também participaram do evento o gerente geral de Relações Institucionais e Internacionais da Investe SP, Wilson Soares; o gerente de Relações Internacionais da agência, Luís Arbex; o gerente de Investimentos e Negócios, Gustavo Assunção; e a assessora técnica da diretoria, Raquel Kibrit.

Parcerias
A palestra do presidente da Investe SP durante o evento desta quinta-feira marca o início da parceria com o Grupo Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ. No início de outubro, a agência paulista assinou um protocolo de cooperação com o Grupo visando estimular a atração de investimentos de empresas japonesas ao Estado de São Paulo e também auxiliar os empresários brasileiros que desejam investir no Japão.

Além disso, a Investe SP celebrou um convênio com a Jetro, a agência japonesa de comércio exterior, para enviar um colaborador da Investe SP para passar dois meses trabalhando dentro da instituição em Tóquio. O acordo visa promover uma troca de experiências, técnicas, cultura e boas práticas entre as duas agências.