24/09/09 10h43

Empresários esperam faturar mais no quarto trimestre, mostra pesquisa

Valor Econômico

Pesquisa da Serasa Experian divulgada ontem mostra que 65% dos empresários vão rever as estimativas de faturamento no último trimestre. Desse total, 77% vão aumentar a previsão. Na análise por setor, o de serviços é o mais otimista, com 79% de seus empresários mudando o faturamento para melhor, seguido de indústria (76%) e comércio (75%).

Já na avaliação por porte, as médias empresas lideram a revisão positiva do faturamento (80%), com pequenas (77%) e grandes (67%) na sequência. A maioria dos empresários do Nordeste (90%) aposta na elevação do faturamento nos últimos três meses deste ano. Na ordem estão Norte (82%), Centro-Oeste e Sudeste (76%), empatados, e Sul (71%).

Considerando o resultado do terceiro trimestre, apenas 13% dos empresários disseram que o faturamento foi acima do esperado, enquanto 47% avaliaram que ficou dentro do esperado e 40%, abaixo. Para o próximo ano, 73% dos empresários, em todo o país, esperam um faturamento melhor do que o de 2009. Outros 21% acham que será igual e 6% esperam faturar menos.

Os setores também seguem a tendência: indústria (74%), comércio (72%) e serviços (72%). Por porte, as médias empresas (77%) são as mais confiantes para a evolução do faturamento no próximo ano, seguidas de perto por pequenas (72%) e grandes (71%).

O nível de estoques se manteve dentro das expectativas no terceiro trimestre para 67% dos empresários e ficou acima do planejado para 17%. Já a expectativa para o quadro de funcionários, no último trimestre é ficar inalterado para 64% dos empresários, crescer para 28% e diminuir para 8%.