09/06/20 12h08

Empresários de Ribeirão apostam em retomada no comércio de bairro

Associação Comercial de Ribeirão Preto lançou campanha para apoiar os estabelecimentos localizados nos bairros

A Cidade On - Ribeirão Preto

Campanha de lojistas de Ribeirão Preto pretende apoiar o comércio de bairro na cidade. A medida tem o intuito de ajudar na recuperação econômica na retomada após a paralisação motivada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19). Um levantamento da Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) apontou que 60% dos estabelecimentos correm o risco de fechar. 

"[Se apoiarem o comércio local] nós não precisamos fechar. Conseguimos manter o comércio nos bairros", afirma Gabriela Porto, dona de uma loja no Jardim Juliana, na zona Leste da cidade, que teve que interromper as atividades do comércio recém-inaugurado. 

Ela faz parte do grupo de 59% dos pequenos negócios tiveram que interromper as atividades, segundo levantamento do Sebrae. Segundo a vice-presidente da Acirp, Sandra Brandani, o apoio ao pequeno comerciante pode ajudar na diminuição das aglomerações no Centro da cidade. 

"Todo mundo parece que está avolumado para vir comprar. Agora com a abertura nós temos que ter plena conscientização para não voltar atrás", disse a representante da entidade, que reforça a necessidade de proximidade do comércio com o consumidor. 

"Isso é muito importante para o pequeno comerciante. Que ele possa valorizar e o consumidor final valorizar o perto, o próximo de sua residência", completa.  

Pesquisa

Uma pesquisa divulgada pela associação em maio, apontou que 39% dos comerciantes de Ribeirão Preto já haviam dispensado funcionários por problemas econômicos. Além disso, o estudo, que ouviu 300 empresários, apontou que 60% deles não conseguiriam se manter funcionando caso não abrissem em 60 dias. 

Na cidade, os estabelecimentos podendo funcionar desde a última segunda-feira (1º de junho). As lojas puderam reabrir em horários restritos - das 12h às 16h (com EPTV).