18/01/21 12h14

Empresa Suzano capacita meninas para o mercado digital

Programa Girl for it/Meu Primeiro Site apresenta técnicas e ferramentas para o desenvolvimento de sites e incentiva o trabalho feminino na tecnologia.

Diário de Suzano

O programa Girl for it/Meu Primeiro Site está formando meninas de instituições sociais de Suzano que tem como objetivo formar mulheres na área de tecnologia para transformação digital. São adolescentes e jovens, entre 15 a 22 anos, impactadas nesta ação do Programa Voluntariar da Suzano. 

A iniciativa tem parceria com a Junior Achievement (JA) – organização social que tem o intuito de preparar os jovens para o futuro do trabalho por meio de programas de empreendedorismo e educação financeira –. O Girl for it/Meu Primeiro Site é um curso totalmente online e gratuito, apresenta os conceitos sobre técnicas e ferramentas para desenvolvimento de sites e soft skills (habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano que integram as principais exigências para o perfil do profissional do futuro). 

O programa reforça o compromisso da empresa com a diversidade e inclusão, impulsiona o protagonismo da jovem na sociedade e incentiva o aprimoramento das suas qualificações direcionando a formação de mulheres na área de tecnologia. 

“A Suzano acredita que só é bom para nós se for bom para o mundo e, diante deste direcionador, queremos incentivar que as pessoas exerçam o seu papel de agentes transformadores, por isso, o compromisso com a educação, transformação digital, diversidade e inclusão. Em uma sociedade cada vez mais tecnológica, formar meninas programadoras e inseri-las no mercado de trabalho é importante para combater a desigualdade de gênero. Além disso, quanto mais diversas forem as equipes nas empresas, mais completas serão as soluções criadas”, ressaltou Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano. 

Por conta das dificuldades que a pandemia impôs neste ano, o Voluntariar trouxe muitas possibilidades de atuação de forma on-line utilizando ferramentas digitais nas aulas e mentorias (WhatsApp, Teams e plataforma ASAP da Junior Achievement). Além disso, o Programa Voluntariar ainda desenvolveu o Guia de Ações de Voluntariado Remoto, onde apresenta 10 dicas de ações voluntárias que podem ser realizadas de forma virtual, como Compras Solidárias, Acolhida Virtual, E-Duca, Movimentar Faz Bem e outras que contribuem para transformar a sociedade e ajudar uns aos outros. 

Os projetos incentivam desde encontros virtuais de acolhimento, entretenimento, apoio à atividade física, leitura e compartilhamento de conhecimentos, até dicas de receitas saudáveis e doações de produtos de necessidades básicas. 

A mudança trouxe uma novidade, a participação de colaboradores de todas as unidades da empresa, o que faz a troca ser ainda maior. “Faz um ano e meio que participo do Voluntariar da Suzano, já participei de outras iniciativas, e desta vez, estou como voluntária na mentoria do Projeto Girl for it/Meu Primeiro Site. 

O voluntariado é uma experiência que gosto muito, porque abre a possibilidade de fazermos diversas trocas, tanto com os jovens, mas com os colaboradores de outras áreas da empresa, algo que é bom para todo mundo, sempre temos algo a doar e a receber”, frisou Ingrid Priscila de Melo, vendedora interna da Promoção de Vendas Sudeste e reside na capital paulista. 

Os 27 voluntários envolvidos nesse projeto atuam como orientadores, respondem as dúvidas que surgem, orientam, e apoiam na aprendizagem para a criação do primeiro site como trabalho de conclusão do curso, que teve início em 25 de novembro e encerra em janeiro de 2021. 

E para as jovens beneficiadas, a iniciativa abre mais possibilidades para o futuro e amplia o horizonte. “O curso Girl for it/Meu Primeiro Site está superando minhas expectativas, com o conteúdo teórico e prático, uma ótima didática e professora e voluntários muito qualificados e sempre dispostos a ajudar. E esta aprendizagem será de extrema relevância para o meu currículo e com o conhecimento, no futuro, posso optar em seguir o caminho do empreendedorismo, desenvolver algo de acordo com os meus gostos”, relatou Kamila Tavares de Lima, aluna do projeto pela Associação de Assistência a Mulher ao Adolescente e a Criança Esperança (AAMAE). 

As seis instituições do município de Suzano, na região do Alto Tietê, que estão dentro do Programa são a Associação de Assistência a Mulher, ao Adolescente a Criança Esperança (AAMAE), Associação Maitê, Esperança e destino, Fundação MGI, Instituto Saint Nicolas Care e Instituto Thadeu José de Morais. 

fonte: https://odiariodemogi.net.br/cidades/empresa-suzano-capacita-meninas-para-o-mercado-digital-1.8094