18/11/11 18h13

Empresa que saiu de Limeira vai à cidade vizinha

Gazeta de Limeira

Uma cerimônia realizada na manhã de ontem simbolizou o início dos trabalhos na unidade da multinacional Inteva em Cordeirópolis. A empresa produz reguladores e travas de janelas para automóveis. Ela já emprega 100 pessoas nesta primeira fase de funcionamento e deve ampliar um pouco seu quadro de pessoal em 2012.

O evento de inauguração teve a presença do vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD). "Muitas empresas escolhem os municípios pequenos para se instalar, pois o Poder Público é mais acessível e as questões resolvidas com maior facilidade", comentou, sobre a instalação em Cordeirópolis.

Para ele, as cidades paulistas combatem os fortes incentivos fiscais de outros estados com o oferecimento de infraestrutura. "Mão de obra especializada, rodovias, ferrovias e suporte tecnológico. Tudo isto eu acredito que a Inteva encontrou para escolher Cordeirópolis", completou.

A multinacional possuía uma unidade em Limeira, que foi desativada para a transferência para a cidade vizinha. O prefeito Carlos Cezar Tamiazo (PPS) citou o programa de incentivos fiscais da prefeitura como elemento utilizado para a atração. "Nossos incentivos fizeram a diferença, mantendo pontos fortes da nossa região - como a presença de rodovias e de um grande número de centros de ensino", comentou, citando o exemplo da Faculdade Municipal de Cordeirópolis.

EMPRESA

A Inteva tem matriz na cidade de Troy, Estado de Michigan, nos Estados Unidos. Está espalhada por 18 países, com 8 mil funcionários e faturamento anual de US$ 2,5 bi. Fornece sistemas de automação para janelas, interiores e controles de veículos para a Renault, Volkswagen e General Motors.

Em Cordeirópolis, a empresa está situada no bairro do Cascalho. "Temos capacidade para produzir 1,2 milhão de reguladores de janelas e 150 mil fechaduras ao ano. Em 2012, já temos uma expansão planejada", comentou Aluísio Gallo, gerente local.