24/05/07 10h59

Empresa nacional se destaca em reputação

Folha de S. Paulo - 24/05/2007

O Brasil tem quatro representantes entre os primeiros 50 lugares da lista das 200 corporações com melhor reputação do mundo. As brasileiras citadas são Petrobras (8º lugar), Vale do Rio Doce (31º lugar), o grupo Pão de Açúcar (40º lugar) e a Gerdau (46º lugar). A pesquisa é feita pelo norte-americano Reputation Institute, com um modelo próprio que mede o nível de estima, confiança e respeito/admiração que os consumidores têm em relação à empresa. Neste ano, foi realizada entre janeiro e fevereiro, com base em respostas de 60 mil pessoas em 29 países sobre as 600 principais empresas do mundo. Esta é a segunda vez que o Brasil participa. Na última pesquisa, de 2006, o país não conseguiu entrar nos primeiros 50 lugares. Neste ano, o Brasil se destaca não só pela presença, mas pela característica "business-to-business" das empresas citadas, segundo Ana Luisa de Castro Almeida, professora da PUC-MG e da Fundação Dom Cabral e representante acadêmica do instituto no país. "Em outros países, empresas deste porte não têm tanta visibilidade. É uma característica brasileira". Outro atributo bem próprio do Brasil é o destaque que dá a empresas de áreas tidas como "complicadas", como é o caso de energia, da Petrobras. "As pessoas reconhecem o investimento em projetos sociais e ambientais", diz. No caso do Pão de Açúcar, a impressão de ser um grupo nacional "combatendo" estrangeiros conta. A Vale do Rio Doce se destaca em três aspectos: em ambiente de trabalho, em governança e em performance. A pesquisa anual do Reputation Institute leva em conta sete categorias: inovação, produtos e serviços, liderança, ambiente de trabalho, cidadania, governança corporativa e desempenho.