13/12/12 11h37

Empresa inicia rede 4G em Itatiba

Correio Popular

A região de Campinas será a primeira do País a receber a rede de 4G em banda larga que dará acesso a internet mais rápida e com maior capacidade de transmissão de dados. A novidade será lançada no começo do próximo ano pela On Telecomunicações, provedora de serviços de banda larga sem fio, em Itatiba. Criada este ano, a operadora tem como sócios nomes reconhecidos do setor— Farès Amin Nassar e Zaki Rakib—e um fundo de investimentos do empresário norte- americano George Soros. Os recursos empregados para atender os 133 municípios da área de atuação da empresa vão ultrapassar US$ 150 milhões.

Campinas abriga o centro operacional da companhia. A On Telecomunicações vai oferecer acesso à internet em banda larga fixa 4G sem fio para clientes residenciais e empresas. As vendas serão realizadas via internet e também na central de atendimento. A direção da empresa ainda analisa se os serviços também serão oferecidos em espaços físicos próprios ou em parceiras. O grupo vai empregar 300 pessoas, sendo metade delas na unidade instalada em Campinas.

O presidente da empresa, Farès Amin Nassar, afirmou que o Interior paulista é muito importante economicamente e tem um imenso potencial a ser explorado. A On Telecomunicações vai iniciar as atividades pela região de Campinas. “Podemos operar em toda a área do Vale do Paraíba e ao longo da extensão da Rodovia Anhanguera no trecho do Interior paulista, passando por regiões como Campinas e Ribeirão Preto”, apontou. Ele antecipou que a partir de março do próximo ano a rede será instalada primeiro em Itatiba, e posteriormente em Vinhedo, Valinhos e Louveira. “A região será a primeira no País a ter a cobertura 4G para conexão à internet”, afirmou.

“Em março também iniciaremos a oferta dos nossos serviços em Campinas. Esperamos até setembro do próximo ano atender a quase totalidade da cidade”, afirmou o executivo. Um dos fundadores da On Telecomunicações, ele destacou que o plano é estar presente em todos os 133 municípios de cobertura da operadora em um ano e meio. Nassar salientou que a escolha por iniciar as operações pela região de Campinas teve como fatores o poder aquisitivo da população, a oferta de mão de obra qualificada, os recursos tecnológicos e a proximidade com todas as áreas de atuação da empresa. “Nosso foco é atender os clientes que ainda não possuem banda larga e também apresentar alternativas para quem está mal atendido”, disse.

O presidente da On Telecomunicações afirmou que a penetração de banda larga no Brasil ainda está muito aquém de outros mercados como a Europa e os Estados Unidos. Nassar salientou que a operadora usará a mais avançada tecnologia para a transmissão de dados disponível no mundo. “A tecnologia será a TDLTE, que hoje é utilizada na conexão da internet em países como China e Índia. Vamos trabalhar com tecnologia de ponta para atender o mercado brasileiro”, afirmou.

O executivo frisou que o objetivo é apresentar o melhor serviço de banda larga fixa nas áreas de cobertura da operadora. “O nosso forte não será mobilidade. O nosso forte será oferecer uma conexão de qualidade por meio de um modem. O sistema será sem fio”, disse. O presidente salientou que o preço final será competitivo e compatível com o que é apresentado no mercado. “A tarifa será justa”, afirmou. Ele pontuou que há um mercado muito grande para ser explorado pela operadora.