30/04/20 13h49

Empresa fundada por egresso da UNICEP desenvolveu respirador pulmonar de UTI

Jornal Primeira Página

O egresso do curso de Engenharia Elétrica da UNICEP, Fernando Nogueira, está frente a um projeto de desenvolvimento de um ventilador pulmonar de UTI com todas as funções pertinentes, que ajudará os hospitais nessa pandemia no combate ao novo Coronavírus.

O produto, 100% nacional, desenvolvido pela sua empresa Hortron, deverá chegar ao mercado custando cerca de R$ 25 mil, sendo bem mais acessível do que os aparelhos importados, por exemplo, em que o preço varia de R$ 100 a R$ 300 mil.

Segundo Fernando, a Hortron é uma empresa certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fabricação de equipamentos médicos de classe de risco III e atua na área há pelo menos dez anos. “Como temos uma certa experiência de projetos de software e hardware voltados a área médica acabamos utilizando hardwares que poderiam ser aproveitados e alterados para se enquadrar nas ‘especs’ desse projeto, e é muito importante que saibam que todos os equipamentos voltados para a medicina têm a obrigatoriedade de serem certificados pela Anvisa e só podem pleitear tal registro, empresas que possuam o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF), que é uma obrigatoriedade”, explicou Nogueria ressaltando que a Hortron possui esse certificado.

O próximo passo agora, para o produto já ficar disponível no mercado, segundo o profissional, é submetê-lo a ensaios normativos em laboratórios acreditados e, só após passar por esses ensaios, com sua devida aprovação em todos os requisitos, é que o produto receberá o laudo de conformidade. “Após isso, essa documentação é enviada para a Anvisa e, depois da análise, é feita a publicação no Diário Oficial da União e só depois da publicação que é permitida a comercialização”, falou. Esse processo de aprovação, de acordo com Nogueira, poderá ser de 15 dias.

A empresa, fundada por Nogueira e seu sócio Jonas José Villanova, possui hoje 30 funcionários, sendo ele, e mais outros engenheiros da equipe, graduados na UNICEP. “Sou empresário há 15 anos e afirmo que quem faz graduação em instituição de ensino superior particular também trilha o caminho do sucesso e as pessoas têm que saber que existem bons empreendedores e profissionais com case de sucesso formados na particular”, disse Nogueira finalizando: “o papel de qualquer universidade ou instituição de ensino superior é munir o aluno de conhecimento dando-lhe ferramentas para que, quando solicitado, ele saiba utilizar o conhecimento que foi passado para resolver problemas e, em nosso caso, de engenhar’”.

A da Equipe Hortron é composta por Fernando Nogueira, egresso do curso de Eng. Elétrica da UNICEP, Jonas José Villanova, egresso da USP, Matheus Faustino, Thiago Villanova e Samuel de Carvalho, estudantes de Eng. Elétrica da UNICEP, e Michelangelo Dalssaso, egresso de Eng. Produção UNICEP.