13/09/12 10h52

Empresa de telecomunicações de Campinas cresce 2.646% e lidera ranking de PMEs

UOL

Uma empresa do ramo de telecomunicações de Campinas (a 93 km da capital paulista) foi a que mais cresceu no país entre os pequenos e médios negócios em 2011. A receita líquida da Arcitech, que projeta e constrói redes de telecomunicações, cresceu 2.646% em um ano e é a líder do ranking realizado pela consultoria Deloitte em parceria com a revista Exame PME.

O levantamento “As Pequenas e Médias Empresas que Mais Crescem no Brasil” elenca as 250 empresas com os índices mais elevados de crescimento ao longo dos últimos três anos. A lista completa foi divulgada pela consultoria nesta quinta-feira, 13, e consta na próxima edição da revista que chega às bancas hoje.
 
A segunda colocada no ranking foi a empresa Reuter, do setor de construção civil, que obteve um crescimento de 996% na receita liquida em 2011, seguida da Valox (838%), do ramo de comércio varejista e atacadista, Fernandes Engenharia (435%), construção civil, e do Grupo RR (255%), de prestação de serviço.
 
Para os lideres do ranking, a preocupacao com a qualidade dos produtos e dos servicos prestados foi o que garantiu o sucesso e deve ser a prioridade de todos os empreendedores.
 
Eliton Vialta, diretor-proprietario da Arcitech, diz que o maior desafio foi convencer grandes empresas que, apesar de pequenos, eles podiam realizar o serviço. "A grande empresa antes de te contratar quer saber seu número de funcionários e o tamanho da sua estrutura física. Nosso objetivo nao era ser a maior ou faturar mais e sim a excelência."
 
Edmilson Silva, diretor-geral da Reuter, segunda colocada, atribui seu sucesso ao investimento na capacitação de seus colaboradores. "Nosso setor sofre pressão por prazos de entrega das obras e dificuldade de mão de obra. Nossa preocupação é com a qualidade, então, treinamos e qualificamos profissionais."