Empresa de tecnologia é inaugurada
Todo DiaA BrPhotonics, empresa brasileira de dispositivos para transmissões óticas de alta velocidade, foi inaugurada ontem no Polo Tecnológico do CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), em Campinas. Criada em parceria com a norte-americana Gigoptix Inc., a empresa investirá em fotônica integrada, tecnologia utilizada em sistemas de comunicações óticas de alta velocidade.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Samuel Rossilho, afirmou, na véspera do evento, que a BrPhtotonics vai transformar Campinas no "Vale de Silício" da América do Sul, referindo-se à região dos Estados Unidos onde estão empresas de tecnologia.
Para Milton Mori, diretor-executivo da Inova (Agência de Inovação da Unicamp), Campinas faz jus ao título. "Campinas é muito forte nas áreas de Tecnologia da Informação, Petróleo e Gás, Saúde e Bioeconomia."
Segundo Mori, existem 279 empresas desse segmento em Campinas, que geram 17 mil empregos e possuem faturamento anual de R$ 2 bilhões. Mas a região ainda tem o que melhorar, diz. "Temos de ter uma infraestrutura melhor de transporte, por exemplo, um trem que ligue Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Também precisamos fazer melhorias no Aeroporto Internacional de Viracopos."