06/10/11 19h37

Empresa de semicondutor faz parceria no país

Folha de S. Paulo

Enquanto o governo tenta impulsionar a fabricação de semicondutores, avançam as iniciativas privadas na tecnologia do produto no país. A AMD, empresa especializada no setor, fechou acordo com a Unicamp para trabalhar com pesquisadores do instituto de computação em um projeto de desenvolvimento de inovação.

Com o acordo, o Brasil entra na lista de países em que a companhia investe em parcerias com instituições de ensino, como Alemanha, Reino Unido e Índia. "A AMD não tem fábricas. Precisamos lembrar que desenvolver software é tão importante quanto ter fábricas de hardware", afirma Ronaldo Miranda, presidente da AMD no Brasil. A pesquisa será focada no tratamento de imagens.

O setor de eletroeletrônicos tem debatido com governo sobre o desenvolvimento da indústria de chips no país. Em agosto, a Abinee (associação da indústria) enviou ao Ministério da Ciência e Tecnologia documento que aborda o tema. A entidade aponta que, apesar do fortalecimento do real na balança comercial de eletroeletrônicos, o segmento de componentes continua a pesar na pauta de importações. Hoje ele representa 50% das compras externas.

No primeiro semestre, as importações de componentes atingiram US$ 10,3 bilhões, 15% acima do mesmo período do ano passado, segundo a Abinee.