03/04/23 13h38

Empresa de manutenção aeronáutica vai instalar fábrica em área de Mogi

VivaAer, especializada na prestação de serviços aeronáuticos, está trocando Guarulhos por uma área de sua propriedade, junto à Estrada do Auricchio, no polo industrial do Taboão, em Mogi

Diário de Mogi

A VivaAer Indústria, Comércio e Serviços Aeronáuticos, empresa especializada em manutenção aeronáutica, está trocando os três galpões, onde funciona no município de Guarulhos, por um espaço de 7.500 m² adquirido na região da estrada do Auricchio, no bairro do Taboão, em Mogi das Cruzes.

A informação é do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Pedro Komura, que esteve visitando as instalações da empresa de Guarulhos, durante o final de semana.

Segundo ele, a VivaAer é uma empresa de tecnologia, altamente especializada, que emprega 70 funcionários, e que pretende iniciar a mudança para a futura sede própria, a partir do final deste ano. A transferência será feita por etapas, já que a indústria fabricante dos mais diferentes componentes para a aviação civil e comercial, deverá fazer um grande investimento para a mudança e remontagem de seus equipamentos no bairro do Taboão, durante pelo menos três anos.

“Todo esse trabalho será feito com recursos próprios”, afirma Komura, informando que a aquisição do grande galpão no Taboão está sendo adaptado aos planos de crescimento da empresa, que espera chegar em 2028 com 130 funcionários, uma elevação média de 15 vagas a cada ano.

A VivaAer, que tem entre sua clientela empresas do ramo aeronáutico, como Embraer, Helibras e outras companhias aéreas, produz os mais diferentes tipos de peças para aviação, desde produtos simples, como carrinhos para serviços de bordo, até trens de pouso, rodas, macacos hidráulicos, além de peças para aviões antigos, inclusive estrangeiros, que já deixaram de ser fabricadas pelas indústrias de origem. Enfim, um mercado em permanente movimento, que leva a empresa, criada e dirigida por um pai, engenheiro aeronáutico, e seus dois filhos, leve adiante um projeto de crescimento que, a partir do próximo ano, terá Mogi das Cruzes como seu principal endereço.

História

A empresa VivaAer foi fundada no ano de 1989, em São Paulo, pelo engenheiro aeronáutico, Antonio Irineu Viva, ao se aposentar na Vasp, após 27 anos de trabalho, entre as décadas de 70 a 90, com reparo e manutenção em BarTrolleys (peças usadas para os serviços de bordo nas aeronaves), usinagem e reparos aeronáuticos. Com o passar do tempo, ele ampliou o espaço na Capital, adquiriu maquinário diversificado. Sua meta era atender o processo de manutenção por completo, dentro da própria empresa, sem depender de terceiros e garantindo a qualidade de seus produtos baseada na experiência do proprietário, que foi sendo transmitida aos colaboradores, muitos deles, há mais de 20 anos na empresa.

Desde 1997, a empresa passou a ocupar três galpões na cidade de Guarulhos, por conta de seu crescimento acelerado. Para isso, passou a contar com mão de obra capacitada para projetos e produção, como engenheiros mecânicos, aeronáuticos, técnicos de manutenção aeronáutica, desenhistas, entre outros. Ao mesmo tempo, passou a trabalhar com infraestrutura tecnológica de ponta, maquinário e ferramentais especiais para testes, ensaios e outras exigências do mercado.

“Conhecemos o mercado aeronáutico e estamos prontos para atender às demandas, seja com manutenção ou produção”, afirma a empresa, em sua apresentação, no site oficial da VivaAer.

A empresa se diz pronta para atender as necessidades das empresas aéreas em pequenas peças como trolleys, gavetas, grelhas, geleiras, saboneteiras, e outras, seja no reparo ou produção. “Possuímos o know-how completo para garantir sua segurança e pronto-atendimentos de seus clientes”, afirma a comunicação oficial.

Mas a empresa está apta também a trabalhar com equipamentos de apoio em solo para atender tarefas especificas e gerais.

“Contamos com nossa equipe de engenharia, projetos e produção para desenvolver, melhorar ou produzir equipamentos de apoio de qualidade funcional”, afirma a direção da VivaAer.

Com última tecnologia em centros de usinagem CNC 4 eixos, centros de torneamento, máquinas de usinagem convencional, retífica, prensas, e colaboradores com larga experiência e conhecimento técnico adquiridos com know-how de mais de 30 anos de aviação permitem à empresa fabricar “qualquer tipo de ferramenta especial para aeronave, peças de reposição ou de manutenção entre outras”, bastando que se envie o desenho, modelo ou necessidade. Desafios que a equipe da VivaAer encara com frequência e eficiência.

Fonte: https://odiariodemogi.net.br/canais/diarioempresarial/noticias/empresa-de-manutenc-o-aeronautica-vai-instalar-fabrica-em-area-de-mogi-1.66493