20/04/21 11h43

Empresa com sede no Vale desenvolve 'capacete de respiração' para evitar intubação de pacientes com Covid-19

O Vale

Uma empresa com sede no Vale do Paraíba desenvolveu um 'capacete de respiração' que deve ajudar a evitar a intubação de pacientes com Covid-19. O equipamento já obteve a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e, na região, já tem sido utilizado em pacientes nos Hospitais Regionais de Caraguatatuba, São José dos Campos e Taubaté. 

De acordo com a Agile Med, o equipamento batizado de '7 Lives Helmet' é um capacete estruturado, em sua maioria, com PVC atóxico e silicone, que permitem uma ventilação mecânica não invasiva a pacientes infectados pelo vírus. Ele pode ser acoplado a ventiladores mecânicos ou então, na rede de gases própria do hospital, dispensando o uso do ventilador pulmonar. 

Apesar de ser uma novidade no tratamento da Covid-19, o capacete já é utilizado em diversos países desde 1990, quando foi publicado o primeiro ensaio de resultados do equipamento. A partir disso, profissionais de todo o mundo se dedicam a aprimorar e colaborar para obter maiores chances de tratar pacientes que necessitam de respiração mecânica, sem que ela se torne invasiva. 

"Eles já foram submetidos a vários experimentos e situações clínicas que mostraram maior conforto e melhora da tolerabilidade dos pacientes, quando comparado à máscara facial, por exemplo”, explicou o fisioterapeuta Renato Abreu, diretor da Agile Med. "Agora que já temos a aprovação da Anvisa, queremos que mais pessoas tenham acesso a esse tipo de tratamento, que, além de ser mais confortável, apresenta resultados mais efetivos em pacientes no mundo todo", acrescentou. 

fonte: https://www.ovale.com.br/_conteudo/nossa_regiao/2021/04/125504-empresa-com-sede-no-vale-desenvolve--capacete-de-respiracao--para-evitar-intubacao-de-pacientes-com-covid-19.html