16/04/10 10h59

Emprego tem melhor trimestre desde 1992

O Estado de S. Paulo

A economia brasileira terminou o primeiro trimestre com a criação de 657.259 empregos com carteira assinada, o melhor resultado para o período desde 1992, quando teve início a atual série estatística do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Em março, foram registradas 266.415 novas vagas formais, o melhor desempenho para o mês.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, comentou que o resultado do trimestre já representa mais de um quarto da meta do governo de criar 2 milhões de empregos com carteira assinada neste ano. Para Lupi, a retomada dos empregos ocorre em função da necessidade de formação de estoques pelas empresas. Além disso, ele acredita que parte das contratações pode ser explicada pela recontratação de trabalhadores demitidos de forma mal calculada pelas empresas, no ano passado, com a crise financeira.

De acordo com os dados do Caged, São Paulo registrou em março a criação de 125.189 novos postos de trabalho, o melhor desempenho do Estado de toda a série histórica do Caged para esse período. O ministro prevê resultados ainda melhores para abril. Segundo ele, devem ser criadas em todo o País de 340 mil a 360 mil vagas líquidas este mês, o que seria novo recorde do Caged. "Vamos viver o melhor abril, o melhor semestre e o melhor ano da geração de empregos", aposta o ministro.

O setor de serviços registrou a maior geração de empregos para o mês (106.395 postos). A indústria de transformação exibiu recorde pelo terceiro mês consecutivo, gerando 72.440 vagas em março. A Agricultura foi responsável por 10.366 postos. A recuperação deste setor é importante, observou Lupi, porque ele foi dos que mais sofreram com a crise internacional e também porque paga os salários mais altos. Ele disse ter detectado ainda uma retomada de empregos nas empresas voltadas para exportação e citou áreas como as de calçados, têxtil e metalurgia. Em relação aos Estados, 21 apresentaram aumento do emprego formal.