17/09/18 12h42

Empreendedorismo gera a metade das vagas de trabalho no Brasil

Das 2 milhões vagas a serem abertas, 1 milhão delas virão de autônomos

JC Net

Os empreendedores deverão dar o fôlego para a economia em 2018 e ajudar a solucionar a falta de emprego no País. Das 2 milhões vagas a serem abertas, 1 milhão delas virão de trabalhadores por conta própria e microempresas.
Os números fazem parte de um estudo elaborado pelo banco Santander. Mostram que a abertura de pequenas empresas e o crescimento da quantidade de profissionais autônomos representam uma alternativa para o brasileiro se ocupar em momento de fraqueza do mercado de trabalho.
A expectativa é que 2,5 milhões de empresas sejam criadas, enquanto a ocupação como um todo deverá ter um aumento de 2,2%.
No ano passado, 33% da mão de obra ocupada trabalhava por conta própria ou em microempresas. Neste ano, essas duas categorias vão responder por 50% dos postos de trabalho criados até dezembro, de acordo com as projeções.
Em linha com essa tendência estão os dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O emprego por conta própria foi o que mais cresceu durante a crise de acordo com levantamento e oito em cada dez trabalhadores estão na informalidade.