23/08/23 14h29

Empreendedores sociais iniciantes concorrem a mentorias e investimentos em evento da USP

Os projetos selecionados pretendem impactar comunidades locais, gerar a equidade racial e de gênero no mercado criativo e audiovisual e democratizar o conhecimento sobre sustentabilidade

Jornal da USP

A Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP recebe a segunda edição do Social Tank, um evento que visa incentivar o empreendedorismo social, por meio de apresentações de Negócios de Impacto Social (NIS), externos à FEA, e que serão avaliadas por jurados, valendo premiações. Para acompanhar o evento, basta se inscrever pelo formulário e comparecer presencialmente na FEA, no dia 24 de agosto, às 17h30.

O Social Tank foi criado em 2022 por membros da FEA Social, uma entidade estudantil que busca ampliar as possibilidades de crescimento em setores sociais e a conscientização sobre questões socioambientais. Os empreendedores sociais recebem feedbacks de seus negócios, vindos das juradas Isabela Yagi, diretora de operações na empresa Expresso Labs, Thayane Costa, gerente de marketing e parcerias na organização social Litro de Luz, e Valquíria Leiria, líder de relacionamentos com outras empresas na escola 4YOU2 Idiomas. Os prêmios vão de mentorias na Litro de Luz a possíveis investimentos financeiros.

“Nosso principal objetivo é ser uma vitrine para o setor de empreendimentos sociais. É muito importante para nós dar visibilidade e gerar impacto na vida dessas pessoas”, afirma Cecília Belim, responsável pelos eventos e comunicação da FEA Social. A escolha dos NIS acontece por uma pré-seleção feita pelos integrantes da FEA Social, meses antes do evento, priorizando empreendimentos externos à FEA e que estão iniciando suas atividades. A seleção deste ano começou em meados de maio e reuniu os seguintes NIS:

  • Ambiente-se: uma plataforma colaborativa que ajuda na criação de projetos e consultorias em comunidades locais. A iniciativa já impactou cerca de 90 comunidades locais e 10.000 pessoas direta ou indiretamente;
  • Visionária Lab: um empreendimento sociocultural e laboratório interdisciplinar de pesquisa e cocriação, que tem como pilares a economia criativa, o cinema e a inclusão. Com a missão de impulsionar a equidade racial e de gênero no mercado criativo e audiovisual, o Visionária Lab produz conteúdos inovadores e diversos.
  • Inside ESG: uma consultoria em sustentabilidade, que pretende democratizar o acesso à sustentabilidade e simplificar e desmistificar a sua complexidade. O projeto busca auxiliar pequenas e médias empresas a prosperar de maneira sustentável e inovadora, auxiliando profissionais a ingressarem no setor de impacto.

Os feedbacks dos jurados seguem os seguintes critérios de avaliação: quanto o negócio consegue se manter financeiramente estável e sua capacidade de gerar retorno para os envolvidos; a qualidade da ideia do negócio e da solução proposta para o problema em questão, além da inovação oferecida ao mercado; o potencial de crescimento, sendo a estratégia de marketing da empresa, o modelo de negócio e o preparo para o longo prazo; e o impacto social gerado pelo NIS na comunidade em que está inserido.

 

Fonte: https://jornal.usp.br/diversidade/empreendedores-sociais-iniciantes-concorrem-a-mentorias-e-investimentos-em-evento-da-usp/