10/05/24 15h50

Empreendedoras celebram o Dia das Mães com sucesso em seus negócios

Secretaria de Desenvolvimento Econômico oferece cursos de capacitação e linhas de crédito especiais para o público feminino

Secretaria de Desenvolvimento Econômico de SP

Neste Dia das Mães, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) destaca a trajetória de três mulheres empreendedoras que, mesmo com os desafios da maternidade, têm conseguido conciliar a rotina familiar com o empreendedorismo. Elas tiveram oportunidades como a qualificação em cursos profissionalizantes do Qualifica- SP Empreenda e linhas especiais de crédito, do Governo do Estado de SP, e conquistaram sucesso em seus próprios negócios.

A sorocabana Alecsandra Almeida Paduelo, 42 anos, mãe de Arthur, de 12, foi aluna do Qualifica SP, programa lançado em 2023 que capacita pessoas em áreas onde há déficit de profissionais no mercado de trabalho. Ela participou do curso de educação empreendedora e conseguiu microcrédito na linha Empreenda Mulher, do Banco do Povo, programa gerenciado pela SDE que oferece linhas de crédito com condições especiais para impulsionar o negócio.

O crédito concedido foi o que ela precisava para alavancar sua fábrica e distribuição de pipocas artesanais e ter mais tempo de qualidade com o filho. “Sempre trabalhei fora e, toda vez que chegava em casa, encontrava meu filho dormindo. Quando resolvi deixar o emprego, ele me disse que aquele era o dia mais feliz de sua vida porque eu havia conseguido levá-lo à escola. A partir daí, decidi que deveria ter meu próprio negócio. Foi assim que começou minha história de empreendedorismo”, conta.

Linhas de crédito para mulheres

A linha Empreenda Mulher do Banco do Povo Paulista (BPP) oferece crédito com condições especiais para trabalhadoras formais e informais, com valores de empréstimos que variam de R$ 200 a R$ 21 mil.

Para ter acesso ao crédito, é necessário concluir um dos cursos de qualificação oferecidos pelos parceiros na iniciativa, desenvolver atividade produtiva nos municípios contemplados pelo BPP e não possuir restrições cadastrais no Serasa e/ou Cadin Estadual.

Para solicitação de crédito, a empreendedora precisa comparecer à unidade localizada no município onde a atividade é exercida. Pelo site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, há a relação das unidades do Banco do Povo, a lista completa de documentação e cursos. Há informações também sobre outras linhas de crédito, como “Empreenda Rápido” e “Empreenda Afro”.

Impulsionamento profissional por meio da qualificação

Outro exemplo de transformação profissional é o de Larissa Tonelli, 36 anos, de Ribeirão Preto. Mãe de Alice, 11, e Angel, 17. Após participar de um curso profissionalizante do programa Qualifica SP – Empreenda, conseguiu criar um roteiro de estratégias e passou a se diferenciar no mercado. “A ideia de empreender surgiu da vontade de trabalhar e, ao mesmo tempo, ter mais flexibilidade para me dedicar aos meus filhos, mas, para se ter sucesso nos negócios, é preciso se qualificar”, acredita.

Ela não só se tornou empreendedora como resolveu inspirar outras mulheres e mães a empreender também. “A qualificação me ajudou a tirar minhas ideias do papel e abrir o ‘Boteco das Empreendedoras’, para realizar eventos e fomentar negócios liderados por mulheres”, explica. O que era um projeto, se tornou realidade. “Hoje minha renda é 100% dessa conquista”, completa.

Assim como Larissa e Alecsandra, Eliana Pereira dos Santos, de 43 anos, também moradora de Ribeirão Preto, encontrou no Qualifica SP Empreenda o conhecimento que precisava para abrir sua clínica de podologia. Mãe de Marianne, 15 anos, e Núbia, 22, a ex-manicure aproveitou a oportunidade para se qualificar e ampliar sua visão de negócios. “Hoje, me orgulho de ter me capacitado, estruturado minha vida financeira e ter conseguido conciliar meu tempo de trabalho às necessidades de minhas filhas”, afirma.

Inscrições abertas no Qualifica SP

O Qualifica está com inscrições abertas para diversos cursos no site www.qualificasp.sp.gov.br. O programa oferece cursos de qualificação e empreendedorismo gratuitos para quem busca inserção no mercado de trabalho. Possui três modalidades: Meu Primeiro Emprego (cursos profissionalizantes para a jovens de 16 a 24 anos); Novo Emprego (para pessoas acima de 16 anos que buscam recolocação no mercado de trabalho); e Empreenda (para incentivo ao empreendedorismo em parceria com o Banco do Povo e oferece cursos de qualificação profissional com mentoria personalizada).

Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), pasta do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional, ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcrédito do Banco do Povo. Tem como instituições vinculadas a InvestSP, a Desenvolve SP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

Fonte: https://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/empreendedoras-celebram-o-dia-das-maes-com-sucesso-em-seus-negocios/