Município busca explorar potencial para se converter em polo logístico
Santo André, localizada estrategicamente entre Aeroporto de Guarulhos e Porto de Santos, cria ambiente para atração das empresas do setor
Diário do Grande ABCCom posicionamento geográfico privilegiado, estrategicamente localizada entre o Porto de Santos e o Aeroporto de Guarulhos, dois pontos de chegada de matéria-prima e escoamento de produtos, Santo André passou a ser considerada endereço interessante para a instalação de empresas de logística. O município iniciou a melhoria em seu ambiente de negócios para viabilizar o potencial de se tornar polo do setor.
Grandes empresas já têm implantado seus centros na cidade, na região da Avenida dos Estados, como é o caso da construtora MBigucci, que inaugurou recentemente o Business Park Santo André, seu maior condomínio logístico, com área de 110 mil m².
A Coca-Cola Femsa é outra expressiva empresa que trouxe seu centro de distribuição para a cidade. O galpão também está localizado na Avenida dos Estados, em terreno com cerca de 36 mil m², capacidade para 123 caminhões simultaneamente e atendimento às demandas de 16 cidades da região metropolitana de São Paulo.
Outro vultoso investimento foi anunciado pela multinacional Goodman Brasil, que pretende investir R$ 400 milhões na construção de um condomínio logístico classe A na antiga fábrica da Rhodia, na mesma avenida, em terreno com 158 mil m².
Outro indicativo é que, dos 18 galpões logísticos que serão inaugurados em breve, metade já está locada por companhias que pretendem aproveitar as vantagens geográficas da cidade.
Santo André também abriga parte do Polo Petroquímico do Grande ABC, onde são produzidos produtos inovadores e tecnológicos. A presença da indústria petroquímica é de vital importância para a economia do município e do Grande ABC. Aproximadamente 30% da receita dos impostos do erário andreense vem desse segmento.
“O Grande ABC sempre foi conhecido pelo seu polo industrial. Esse polo se mantém, mas a região também precisa se abrir a novas vocações, como a tecnologia, por exemplo. Nós temos mãos de obra qualificada para tanto, estamos em uma região privilegiada por estar próximo à Capital paulista. Precisamos absorver isso, adotando políticas públicas para fomentar o crescimento dessa mão de obra. Temos que criar novos mecanismos para que a nossa cidade, junta de todo o Grande ABC, se torne uma das melhores opções de investimento em todo o estado de São Paulo”, diz o secretário de Planejamento Estratégico e Licenciamento, Acácio Miranda.