13/04/12 12h59

Emergentes aceleram crescimento no 1º trimestre de 2012, diz HSBC

O Estado de S. Paulo

Índice HSBC de Mercados Emergentes, que avalia os índices de gerentes de compra de 16 países avançou para o melhor resultado em 3 trimestres, graças especialmente à atividade no setor de serviços

O crescimento econômico dos países emergentes acelerou-se no primeiro trimestre do ano, apesar da lenta recuperação das economias desenvolvidas, segundo dados divulgados no fim da noite da última quarta-feira, 12, pelo HSBC em Nova York.

O Índice HSBC de Mercados Emergentes, que avalia trimestralmente os índices de gerentes de compra de 16 países, passou de 52,4 no quarto trimestre de 2011 para 53,4 nos primeiros três meses de 2012. Acima de 50, o número indica expansão.

De acordo com o HSBC, o índice avançou agora para o melhor resultado em três trimestres, graças especialmente à atividade no setor de serviços. O banco especificou que o crescimento da atividade do setor de serviços foi significativamente robusto no Brasil, na Índia e na Rússia.

A China, no entanto, cresceu aquém das expectativas, particularmente por causa do setor industrial, alimentando a preocupação com a desaceleração do crescimento da segunda maior economia do planeta.

O HSBC considerou que as condições econômicas nos países emergentes melhoraram, ainda que o nível de crescimento possa ser considerado relativamente baixo, em um momento no qual a zona do euro e outras áreas desenvolvidas continuam flertando com a recessão. As informações são da Dow Jones.