Embratel investe em centro de dados
Valor EconômicoA Embratel, empresa do grupo América Móvil, reforçou neste ano sua infraestrutura de centros de dados para oferecer serviços ao mercado empresarial. A lista inclui hospedagem de servidores, oferta de servidores virtuais, serviços de armazenagem de dados, software, segurança e infraestrutura de tecnologia da informação (TI). Como resultado, a receita obtida com vendas ao setor empresarial vão responderão neste ano por 10% da receita total da companhia.
Em nove meses neste ano, a Embratel acumulou uma receita de R$ 16,645 bilhões, 13,3% maior que o total obtido no mesmo intervalo de 2012. O lucro líquido foi de R$ 499,9 milhões, 15,7% inferior ao acumulado até setembro do ano passado. O lucro foi impactado sobretudo pelo aumento nos gastos com depreciação e amortização.
Neste ano, a Embratel inaugurou seu quinto centro de dados, localizado em São Paulo, resultado de um investimento de R$ 100 milhões. A companhia também terá um novo centro no Rio de Janeiro em 2014, para atender à demanda por tráfego de dados, principalmente durante a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. Os outros centros de dados ficam em São Paulo, Campinas (SP) e no Rio de Janeiro (duas unidades).
Ney Acyr Rodrigues, diretor executivo da Embratel, disse que a empresa já tem 45% da capacidade do novo centro de dados ocupada por clientes empresariais. Em menos de um ano, a companhia alcançou 3 mil clientes empresariais em serviços de TI. "Foi um ano bom para a companhia; é um mercado novo para a Embratel e estamos apresentando um desempenho diferenciado", afirmou Rodrigues.
Segundo o executivo, o mercado de serviços ligados a centros de dados vai crescer neste ano em torno de 17%, índice superior ao crescimento do mercado de TV por assinatura, de 13%.
Para o próximo ano, a Embratel prevê trazer ao mercado novos serviços na área, aproveitando inovações desenvolvidas no mercado internacional pela América Móvil.
Marcello Miguel, diretor executivo de marketing e plataforma de serviços da Embratel, disse que a companhia poderá crescer em receita em 2014, principalmente com o crescimento da demanda e a oferta de serviços convergentes, sobretudo em parceria com a Net, também do grupo América Móvil.
Miguel também estima um aumento da receita média por usuário. No mercado empresarial, ele prevê crescimento de vendas principalmente para segmentos de grandes empresas, bancos e órgãos de governo.