23/12/08 15h24

Embraer vende 11 jatos à British

Gazeta Mercantil - 23/12/2008

A Embraer e a British Airways anunciaram um contrato para a negociação de 11 jatos comerciais. São seis jatos modelo 170 e cinco outros 190SR, que servirão nas rotas da BA CityFlyer, subsidiária da British Airways. O valor do contrato é de US$ 376,5 milhões, a preço de lista, nas condições econômicas de janeiro de 2008, e pode alcançar US$ 489 milhões, se todas as opções forem confirmadas. Os aviões da Embraer atuarão em rotas internacionais e domésticas a partir do Aeroporto London City, em Londres, Inglaterra. O negócio faz parte do processo de modernização da frota regional da companhia e inclui ainda opções para outros três jatos 190SR. O primeiro Embraer 170 para a BA CityFlyer, que será configurado com 76 assentos, tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2009. Já o 190SR, que é uma versão maior, terá capacidade para até 98 passageiros. Ambos serão configurados para classe única de passageiros. "É um privilégio ter os nossos E-Jets escolhidos como espinha dorsal da modernização da frota da BA CityFlyer em operações desde o Aeroporto London City, onde a pista é muito curta e as restrições de barulho são extremamente exigentes", disse o vice-presidente-executivo da Embraer para o mercado de aviação comercial, Mauro Kern. O jato brasileiro 170 obteve o certificado de aproximação íngreme para operar no Aeroporto London City em junho de 2007. Esta aproximação é realizada por um software desenvolvido dentro do sistema fly-by-wire. Isto melhora a qualidade de vôo e controle, além de reduzir a carga de trabalho do piloto, proporcionando custos de manutenção menores. O jato modelo 190SR passa por uma série de testes de avaliação de engenharia com o objetivo de receber o certificado para aproximação íngreme até o final de 2009. "Estamos muito entusiasmados com a nova frota de aviões eficientes em termos de consumo de combustível, que, além de nos fazer alcançar nossos objetivos ambientais, oferecerá aos passageiros um produto com mais espaço e conforto", disse diretor-geral da operadora inglesa, Peter Simpson. Para dar suporte à nova frota de aviões da Embraer na próxima década, a British Airways também assinou o programa Pool, da Embraer, que oferece um controle de estoque operacional e reduz o custo do investimento inicial em peças de reposição e infra-estrutura.