20/02/08 10h34

Embraer vê cenário mais otimista na Ásia

Valor Econômico - 20/02/2008

Nos próximos 20 anos, a região Ásia-Pacífico deverá demandar 1,27 mil aeronaves regionais, movimentando US$ 42 bilhões no período. As projeções foram apresentadas ontem pela Embraer no Singapore Airshow 2008, uma das maiores feiras de aviação do mundo. Os números incluem as vendas de aeronaves à China e englobam aeronaves entre 30 e 120 assentos. Entre 2008 e 2017, devem ser entregues 610 aeronaves regionais. No mundo todo, entre 2008 e 2027, a demanda por aviões regionais deverá alcançar 7,4 mil unidades. As estimativas são baseadas, segundo a Embraer, num "ambiente econômico positivo e de maior acessibilidade ao mercado por novas empresas". A abertura política também provocará o aumento da demanda por vôos. A China, de acordo com as estimativas da fabricante de jatos, deverá absorver 730 aeronaves nos próximos 20 anos. A companhia prevê crescimento nas vendas do país de cerca de 7,5% ao ano, ante os 5,3% previstos para os demais países da região e 4,9% de crescimento internacional. Atualmente, a maior parte da frota chinesa é composta por equipamentos de fuselagem estreita (de apenas um corredor) e grande capacidade, que não são adequados para atender cidades de médio porte, segundo a Embraer. Cerca de metade da frota local tem mais de 20 anos de utilização. A Embraer anunciou ontem ter concluído vendas de US$ 258 milhões. A Egyptair adquiriu seis modelos Embraer 170, por US$ 189 milhões. A empresa ainda possui opções para outras seis unidades do mesmo modelo. Já a Régional, subsidiária da Air France, comprou um modelo Embraer 170 e um Embraer 190.