31/03/08 11h18

Embraer terá mais um centro de armazenagem

Valor Econômico - 31/03/2008

A Embraer está buscando um terreno na região do Vale do Paraíba para a instalação de um novo centro de armazenagem, distribuição de peças e logística. A empresa admite manter negociações nos municípios de Caçapava, Taubaté e em Eugênio de Melo, subdistrito de São José dos Campos (onde a Embraer já possui uma unidade de cablagem, ferramental e produção de tubos). Entretanto, a empresa não quis comentar quanto deve investir na nova estrutura nem quando e com quem deverá fechar o negócio. As conversas mais avançadas, de acordo com pessoas que acompanham as negociações, envolvem a prefeitura de Taubaté, município vizinho a São José dos Campos. A intenção é oferecer um terreno de 400 mil metros quadrados no distrito industrial de Piracangaguá, entre Taubaté e Campos do Jordão. A Embraer deverá adquirir cerca de 200 mil metros quadrados de área, que pertenciam a uma empresa de beneficiamento de madeira. O restante seria doado pela prefeitura. O município também está oferecendo um pacote de benefícios fiscais. A expectativa é que o negócio seja fechado nas próximas semanas. O distrito industrial de Piracangaguá abriga empresas do setor metal-mecânico e de autopeças, como Thyssenkrupp, Usiminas, Autoliv e Elevadores Villarta. A fabricante de jatos tem pressa para aumentar sua infra-estrutura logística por conta do volume de pedidos para os próximos anos. A carteira já ultrapassou a casa dos US$ 19 bilhões, com 480 unidades encomendadas, nos segmentos comercial e de jatos executivos. A principal unidade de produção, em São José dos Campos, não dispõe de espaço físico para promover grandes expansões.