07/07/08 15h18

Embraer bate recorde de entregas no primeiro semestre

Exame - 07/07/2008

A Embraer entregou 97 jatos no primeiro semestre. O volume é recorde e representa um incremento de 59% sobre os 61 aparelhos despachados no mesmo período do ano passado. A empresa também fechou junho com outro recorde - o de pedidos firmes em carteira: 20,7 bilhões de dólares, incluindo todos os segmentos em que atua: aviação comercial, executiva e de defesa. No segundo trimestre, a Embraer entregou 43 aeronaves no segmento comercial e nove no executivo. De acordo com a empresa, o desempenho na primeira metade do ano reafirma a estimativa de entregar de 195 a 200 jatos neste ano, com tendência para atingir o teto da previsão. Além disso, devem ser entregues de dez a 15 jatos Phenom 100. A companhia afirma que os pedidos firmes de jatos da família Phenom já se aproximam de 800. Entre abril e junho, a Embraer assinou contratos de venda de sete jatos Embraer 170 para o Grupo ETA Star, de Dubai, e de cinco jatos Embraer 175 com a Trip Linhas Aéreas, maior companhia de aviação regional do Brasil. A notícia animou os investidores. Por volta das 11h, as ações ordinárias da empresa (EMBR3, com direito a voto) apresentavam alta de 3,94%, negociadas a 10,02 reais. No mesmo instante, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, operava em alta, mas a um ritmo menor - 2,34%, a 60.757 pontos.