11/03/10 11h12

Embraer aposta no mercado brasileiro

DCI

Confiante na aceleração do desenvolvimento na infraestrutura aeroportuária no País, especialmente nas cidades de porte médio, a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) quer aumentar sua participação na aviação comercial brasileira nos próximos cinco anos e, por isso, vem se esforçando para captar novos negócios não só no segmento regional, mas também junto às grandes companhias áreas. "O mercado como um todo está bastante promissor, inclusive com a possibilidade da entrada de novas empresas aéreas daqui para frente", comentou com o DCI, Luiz Hamilton Lima, diretor de Aviação Comercial da Embraer para a América Latina. Ele acrescentou que nos últimos 10 anos, o setor doméstico brasileiro vem crescendo a taxas médias de 11% ao ano, bem acima dos 4% referentes à média mundial, destacando que dentro desse cenário a aviação regional se coloca de forma atrativa em relação às novas oportunidades de negócios.

Para Lima, entre os fatores que impulsionam a aceleração do setor, a expansão da classe média brasileira vem atraindo um novo perfil de passageiros para a aviação. Some-se a isso, a realização daqui a alguns anos de eventos internacionais como a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que devem colaborar com o aumento dos investimentos nos aeroportos, ocasionando ainda, uma descentralização regional. Estes fatores vão desencadear, consequentemente, na ampliação dos aportes em frota por parte das companhias aéreas do País.

"Não tenho a menor dúvida de que este é o melhor momento para Embraer aumentar sua atuação dentro da viação comercial brasileira", disse o executivo ao projetar que dentro de cinco anos, a empresa quer ter uma participação significativa dentro destes mercados, com uma frota expressiva de aeronaves da empresa voando pelos céus do País. "Queremos sim, dominar o mercado brasileiro, com uma forte presença. Teremos um dia uma quantidade muito grande aviões Embraer no Brasil", vislumbrou o executivo.

O diretor de Aviação Comercial contou que a Embraer sempre esteve atenta e presente nos mercados regionais do mundo todo e que o motivo de não haver no passado, uma frota maior da empresa operando no Brasil, se deveu mais aos fatores relacionados a políticas fiscais e financeiras aplicados no País. Hoje, a empresa monitora constantemente, dentro do mercado comercial, os grandes operadores, as pequenas e as médias companhias aéreas, além das potenciais entrantes do setor que podem fornecer oportunidades de negócios ao utilizarem as aeronaves da Embraer.