09/04/08 10h54

Embraer amplia carteira em US$ 1,5 bilhão no 1º trimestre

Gazeta Mercantil - 09/04/2008

As 36 aeronaves 195 vendidas à nova companhia aérea brasileira, de propriedade de David Neeleman, deram um impulso recorde na carteira de vendas da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). A companhia divulgou sua carteira de pedidos para os segmentos de aviação comercial, executiva e de defesa e governo, cujo aumento registrado no primeiro trimestre deste ano foi de US$ 1,5 bilhão. Agora, a Embraer totaliza em pedidos firmes US$ 20,3 bilhões, mais uma vez, o maior valor da história. No setor comercial a empresa tem hoje 509 compras confirmadas e outras 915 opções. No primeiro trimestre foram entregues 45 unidades, sendo que 38 deles foram jatos comerciais e sete aparelhos executivos. A cadência de produção obedece as metas para o exercício de 2008. A direção da companhia confirmou que entregará entre 195 e 200 jatos, além de 10 a 15 jatos executivos Phenom 100. Isto trará um novo recorde de produção para a Embraer, que fechou o ano passado com 169 jatos entregues.  A maior aquisição nestes três primeiros meses foi feita pela nova operadora brasileira, ainda sem nome definido e que será a pioneira em operar os jatos da Embraer no espaço aéreo nacional. Além das vendas efetuadas para o empresário Neeleman, que ainda surgem no balanço apresentado como ‘cliente não divulgado', foram registrados contratos de vendas para outros clientes como a Air Moldova, a Jetscape e a Régional. Além delas, compraram jatos brasileiros a EgyptAir Holding Company, a Finnair, e a M1Travel. Neste intervalo, a empresa aérea JetBlue confirmou outras três opções de compra, totalizando 104 aeronaves em seu pedido firme. Entretanto, a US Airways acabou por cancelar 10 ordens firmes de compra, as quais passaram para a posição de opções conforme cláusula contratual. Essas vendas tinham sido divulgadas em fevereiro de 2006. Os jatos executivos da família Phenom continuaram a apresentar resultados de vendas significativos, já ultrapassando a casa das 750 negociações firmes. A Embraer comunicou que o programa de certificação do Phenom 100 segue dentro do cronograma estabelecido pelo departamento de engenharia da multinacional. Os aviões têm quatro protótipos funcionais em operação nos ensaios exigidos junto aos órgãos certificadores.