Embarque impulsionado
Folha de S. PauloA Apex (agência de fomento a exportações) e seis entidades anunciarão no dia 23 o investimento de R$ 45 milhões na promoção internacional de produtos e serviços brasileiros.
Os setores representados serão os de refrigeração, equipamentos hospitalares, obras audiovisuais, produtos para animais de estimação, arroz e máquinas e ingredientes para alimentos.
Juntos, os segmentos exportaram mais de US$ 640 milhões (R$ 2,4 bilhões) em 2014, segundo a agência.
"Para cada real investido [em promoção no exterior], o retorno é de US$ 21 [R$ 80]", diz David Barioni Neto, presidente da Apex.
A desvalorização do real e a redução da demanda interna neste ano fez com que as empresas brasileiras se voltassem mais para o mercado externo.
Entre janeiro e agosto deste ano, a quantidade de exportadores micro, pequenos e médios apoiados pela agência aumentou 7,5%, de 1.894 para 2.036.
Eles foram responsáveis por uma alta de 13,4% do valor exportado nos primeiros oito meses deste ano, ante o mesmo período de 2014.