12/06/08 15h16

Embalagens sustentáveis

Gazeta Mercantil - 12/06/2008

O assunto sustentabilidade deixa de ser apenas uma pauta para ecologistas e começa a se tornar uma exigência de mercado. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, é cada vez maior o interesse dos brasileiros em relação às práticas socioambientais das empresas. O percentual de companhias que se preocupavam com este assunto era de 72% em 2004 e, na contagem entre 2006 e 2007, esta cifra já atinge 77% das empresas. No meio de diversos setores que começam a se preocupar e a divulgar ações voltadas para o meio ambiente e responsabilidades socioambientais sustentáveis, o segmento de embalagens também quer garantir o seu lugar no time dos que prezam por um mundo melhor. "As pessoas estão começando a perceber que simples atitudes garantem a sustentabilidade do planeta e a longevidade das empresas", avalia Neide Montesano, diretora-presidente da Abmapro (Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização). As atitudes tomadas pelo setor incluem diversas ações diferentes. Além de apostas na velha e boa forma da reciclagem, as empresas fornecedoras da matéria-prima, principalmente no segmento de plástico, começam a adotar fontes renováveis de insumo, como é o caso dos denominados plásticos verdes, que utilizam o etanol como princípio básico e não mais o petróleo, que é um ativo fóssil. Novas opções começam a surgir também para a substituição das sacolinhas de supermercado: são as chamadas sacolas retornáveis. Neste setor, renomados estilistas do mundo todo já estão criando seus modelos. No Brasil, a Gatto de Rua, empresa especializada em soluções promocionais, é uma das que apresentam alternativas em sacolas retornáveis. A empresa, inclusive, já fechou parceria com as lojas ETNA - rede de design e decoração - para a confecção e distribuição de alguns modelos.