14/10/10 07h06

Embalagens atraem Suzano e Klabin

DCI

A Suzano Papel e Celulose e Klabin planejam aumentar a sua participação na venda de papel para embalagem, que apresenta forte crescimento no Brasil. Somadas as receitas, as concorrentes faturaram cerca de R$ 3 bilhões (US$ 1,76 bilhão) no primeiro semestre, resultado impulsionado principalmente pelo segmento de papel-cartão e papel ondulado, destinados a embalagens. De acordo com o diretor de Marketing da Suzano Papel e Celulose, André De Marco, o segmento de papel de embalagem de alimentos, detergente em pó, higiene e limpeza, e o de caixas de papel ondulado, são os que têm maior potencial de crescimento.

O executivo afirma que a Suzano tem privilegiado o segmento de papel-cartão, em que espera crescer cerca de 5% este ano. Segundo De Marco, o mercado externo, onde se destacam países da América do Norte e da Europa, e a China, apresenta demanda ainda maior por papel-cartão. A Suzano Papel e Celulose registrou faturamento de R$ 1,15 bilhão (US$ 676,5 milhões) no primeiro semestre, e 14% de sua receita líquida vieram de negócios relacionados ao segmento de papel-cartão.

A Klabin, que é líder no segmento de papéis e cartões para embalagens, registrou no primeiro semestre de 2010 receita de R$ 1,75 bilhão (US$ 1,03 bilhão), uma elevação de 25% em comparação ao mesmo período de 2009. Esse resultado foi impulsionado pelas vendas de cartões revestidos e de papelão ondulado que, somados, foram responsáveis por 67% do volume de vendas da companhia. O volume de embalagens de papelão ondulado e chapas de papelão ondulado expedido pela Klabin no segundo trimestre do ano atingiu 134 mil toneladas, aumento de 17% em relação ao do mesmo período de 2009. No semestre, a expedição da Klabin foi 18% superior à de igual período do ano passado. O segmento de papel-cartão da Klabin, incluindo cartões para líquidos, alcançou 327 mil toneladas, 38% acima dos seis primeiros meses de 2009.

A companhia já investiu cerca de R$ 143 milhões (US$ 84,1 milhões) no primeiro semestre do ano para ampliação de capacidade produtiva, aquisição de equipamentos e reformas nas plantas produtivas da empresa, entre outros aportes. De acordo com informações da Associação Brasileira de Papelão Ondulado (ABPO), a produção do semestre teve crescimento de 19% em relação à do primeiro semestre do ano passado.