23/06/15 15h45

Em visita à sede da Investe SP, ex-presidente da FINEP defende que parques tecnológicos adotem uma orientação vocacional na atração de empresas

Investe São Paulo
Download Vanessa Portes/ISP

“A Investe SP está mobilizada em transformar o Estado em um polo de inovação referência nacional e internacional no mercado de saúde", afirmou Quirós

Glauco Arbix, ex-presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e atual coordenador geral do Observatório de Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), reuniu-se com o presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, na manhã desta segunda-feira, 23 de junho. O encontro teve como objetivo discutir projetos de inovação tecnológica e a gestão de parques tecnológicos no Estado de São Paulo.

Arbix, que também é professor do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP), defende que os parques tecnológicos adotem uma orientação vocacional na atração de empresas. “Embora os parques tecnológicos não devam se pautar numa relação de exclusividade com determinado setor econômico, avalio que é importante priorizar áreas consideradas estratégicas para o Estado”, comentou.


Projeto Saúde

Durante o encontro, Quirós apresentou o Projeto Saúde, uma ação da Investe SP que viabilizará investimentos na cadeia produtiva do setor privado, como o de máquinas e equipamentos médicos e hospitalares, insumos e fármacos, criando um novo ambiente de negócios. O projeto foi criado a partir da entrada em vigor, em abril deste ano, da lei que viabilizou a abertura ao capital estrangeiro da oferta de serviços à saúde, que vão desde a construção e gestão de hospitais à fabricação de equipamentos, entre outras atividades.

“A Investe SP está mobilizada em transformar o Estado de São Paulo em um polo de inovação referência nacional e internacional no mercado de saúde e ciências da vida. Ao captarmos grandes investidores nessa área, toda a cadeia será beneficiada, gerando empregos e permitindo que SP evolua em gestão, capacitação da mão de obra e desenvolvimento tecnológico e científico”, afirmou Quirós.

O professor ainda comentou o a relevância de iniciativas como esta da Investe SP: “Além de muito dinâmico e de fundamental importância para a sociedade, a saúde é um setor que atrai profissionais de diferentes áreas. Portanto, deve receber atenção especial do Estado”.

Com a experiência de mais 100 captações de investimentos para o Estado de São Paulo, que somam R$ 32 bilhões e geraram 57 mil empregos diretos, a Investe SP já atraiu grandes empresas do setor de saúde, como a Bionovis, a Orygen e a Toshiba Medical, entre outras.