02/08/13 14h36

Em Sorocaba, Toyota ajuda a recuperar mata nativa

Compensação ambiental gera Parque com 150 diferentes espécies de animais e 63 diferentes espécies arbóreas

O Parque da Biodiversidade, em Sorocaba, foi inaugurado em junho e agora o local está ganhando a recuperação da mata nativa, que ganhou este ano uma unidade de conservação (UC). Esse investimento cumpre uma promessa de compensação ambiental pela implantação do complexo industrial da Toyota feita há um ano, quando a empresa inaugurou sua fábrica em agosto de 2012.

O investimento é de aproximadamente R$ 5 milhões, recursos obtidos da Câmara de Compensação Ambiental, repassados pelo Governo do Estado de São Paulo à Prefeitura. O valor é originário da empresa automobilística Toyota, como compensação ambiental pela implantação do complexo industrial no município, que contou com a assessoria da Investe São Paulo.

O Parque da Biodiversidade propiciará o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com universidades, educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa na zona norte de Sorocaba, garantindo a conectividade e o fluxo gênico. O Parque ainda garantirá a preservação de uma vegetação predominantemente de Cerrado e de Mata Atlântica, nascentes de água e cerca de 150 diferentes espécies de animais e 63 diferentes espécies arbóreas.

O Parque da Biodiversidade contará com uma área para estacionamento, espaço multiuso, quiosque e portaria. O espaço multiuso será utilizado como uma área de educação e recepção para visitantes. Já o quiosque será utilizado em atividades pedagógicas. Todos esses espaços possuem total acessibilidade.
Além da acessibilidade, com piso tátil e banheiros adaptados, o projeto também possui características sustentáveis: iluminação led fotovoltaica para captação de energia solar, madeira certificada, core e material utilizado no telhado do salão multiuso com capacidade térmica e, futuramente, um sistema de captação de água.

A Investe SP atende a Toyota desde 2009, quando recebeu da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado o projeto de instalação de uma nova planta da empresa. Na atual planta de Sorocaba a empresa investiu cerca de US$ 600 milhões, gerando mais de 1.500 empregos diretos.