15/09/23 14h23

Em meio a incentivos fiscais, feira atrai empresários a Monte Mor

Município realiza palestras de fomento aos negócios dando início à 1ª Feira da Indústria, Negócios e Emprego, em evento de incentivo ao crescimento da economia local

Tribuna Liberal

Monte Mor deu início na noite desta terça-feira (12), no Centro Cultural Joaquinzão, à 1ª FINDMOR (Feira das Indústrias, Negócios e Empregos), com objetivo de conquistar investimentos para o município. A abertura foi movimentada com diversas palestras, possibilitando aos participantes ampliar sua rede de contatos profissionais, a fim de se conectarem para fortalecer seus negócios. Diversos empresários da região marcaram presença. A feira acontece durante a realização de programa de incentivo fiscal para expansão e instalação de empresas.

Segundo o prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi (PSD), o olhar é o de “firmar conquistas que permaneçam por anos e anos trazendo benefícios para Monte Mor”. “A 1ª Feira das Indústrias, Negócios e Empregos de Monte Mor vem neste momento como uma proposta de aliança, oportunizando uma base de contatos durante sua realização que favorece as negociações e a consolidação de projetos”, disse o prefeito.

Ainda segundo Brischi, Monte Mor tem o “cenário ideal” para empreender, fica próxima ao Aeroporto de Viracopos, o maior de cargas da América do Sul, oferece agilidade no transporte e logística por conta do fácil acesso as principais rodovias do Estado de São Paulo, como a Bandeirantes, Anhanguera, Castelo Branco, Dom Pedro, Santos Dumont. “É uma cidade perfeita para a implantação de novas empresas, pois ainda possui uma área territorial livre com mais de 50 mil quilômetros quadrados disponíveis para receber a planta de empresas de todos os segmentos e tamanhos”, disse.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Marcos Molina, o evento foi desenvolvido para proporcionar à comunidade empresarial oportunidades reais de negócios, fortalecimento do empreendedorismo e expansão de empresas.

Ainda segundo o secretário, nesta quinta-feira (14), ocorre, das 14 às 21h, no Ginásio Durval Gonçalves, Praça Princesa Isabel e Parque Imperial, painéis, encontros técnicos, estandes empresariais, circuito de oportunidades e troca de informações de fomento aos negócios. No sábado (16), das 9h às 16h, o evento promove ainda a 1ª Feira de Empregos de Monte Mor, oferecendo cerca de 500 vagas em diferentes áreas de atuação.

A feira promoveu considerações de representantes de empresas locais, como de Christian Mader, diretor Geral da Asvotec, e de Tiago Miranda Cardoso, diretor Financeiro da Tetra Pak, e ainda palestras acerca do fomento da estrutura necessária para firmar um município como referência industrial, de negócios, emprego e oportunidades, com representantes do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Nilcio Cairbar, do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Antônio Carlos Pontieri, do Sesi (Serviço Social da Indústria), Guilherme Sábio, da Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Sérgio Wolf, e ainda com a palestra on-line do empresário Carlos Wizard.

Incentivos fiscais

Projeto da Prefeitura de Monte Mor garante isenção de impostos a empresas industriais, comerciais ou de prestação de serviços que pretendam se instalar ou expandir as suas atividades no município com o “Programa de Incentivos Fiscais para o Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Município”, que objetiva incentivar a geração e a manutenção de renda e empregos.

Os incentivos incluem a concessão de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis) e taxas de fiscalização das licenças para execução de obras, localização e funcionamento da empresa.

Para ter acesso ao benefício é preciso formalizar junto ao município um “Protocolo de Intenções”, e preencher pelo menos 70% do seu quadro de funcionários com pessoas residentes do próprio município, além de doar 1% do Imposto de Renda devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ou outro Fundo Municipal.

Fonte: https://www.tribunaliberal.com.br/neg%C3%B3cios/Em-meio-a-incentivos-fiscais,-feira-atrai-empres%C3%A1rios-a-Monte-Mor