26/06/12 16h07

Em dois meses, um novo Viracopos

Brasil Econômico

Aeroporto deve entrar em fase acelerada de obras, que incluem a construção de um outro terminal de passageiros; objetivo é garantir atendimento a 14milhões de pessoas por ano

Em boa hora o Estado entendeu que é preciso liberar áreas (aeroportuárias) para que o setor privado venha. Sabemos que temos missão grande e importante. Em dois meses haverá um novo terminal (Viracopos) para que o usuário entenda que essa ação é pra valer.”

A notícia de que em 60 dias já se terá Viracopos de cara nova, é dada por João Santana, presidente do conselho de administração do Consórcio Aeroportos Brasil, vencedor do leilão do Aeroporto Internacional de Campinas, cuja concessão por 30 anos foi assinada em 14 de junho. “As melhorias serão imediatas”, garante Santana, adiantando as prioridades no aeroporto: “além do novo terminal de passageiros, o consórcio aumentará o pátio de manobras, criando mais 33 posições para aeronaves.

E a conclusão da segunda pista, prevista para 2023, será antecipada”. Assim, Viracopos entra nos próximos meses em ritmo frenético de obras.Ocontrato de concessão prevê amelhoria do atual terminal de passageiros; a construção de um novo que contará com 28 pontes de embarque; sete novas estações remotas, para atender 14 milhões de passageiros por ano; novas pistas de taxeamento; novo estacionamento de veículos e acessos ao terminal.

Para tanto, o consórcio programou investimentos de R$ 1,2 bilhão entre novembro próximo e março de 2014, mais R$ 7,2 bilhões nas fases seguintes de duração do contrato. Na prestação de tecnologia para viabilizar o novo Viracopos, o consórcio contou com consultoria da Netherlands Airport Consultants (Naco), empresa com 63 anos e projetos em mais de 550 aeroportos em todo o mundo; a Flughafen München (FMG), operadora do aeroporto de Munique, especializada no dimensionamento da área funcional e receitas comerciais; a Creta Planejamento, na área de projetos estruturados de infraestrutura; e as empresas CPEA,Walm e Florestec, tidas como referência na elaboração de estudos e projetos ambientais.

Viracopos consolida, assim, sua vocação como um dos aeroportos que mais contribuem para o desenvolvimento do sistema aéreo nacional, graças à sua localização privilegiada (a 100 km da capital) e às condições de operação e capacidade de expansão que oferece. Seus diferenciais o tornaramumdos aeroportos mais cobiçados pelas empresas durante os leilões promovidos pelo governo.

O leilão de concessões de fevereiro levantou R$ 24,5 bilhões na privatização de três grandes aeroportos—Guarulhos, Viracopos e Brasília — um ágio de 350%, quatro vezes o preço inicial pedido pelo governo. O valor mínimo pedido pelos três era de R$ 5,47 bilhões.

O Consórcio Aeroportos Brasil (formado pelas empresas TPI—Triunfo Participações e Investimentos, UTC Participações e a francesa Egis Airport Operation) pagou R$ 3,82 bilhões pelo direito de administrar Viracopos. Pelas obras e o montante de investimentos programados, as concessões são o passo mais importante dado em décadas para a modernização e ampliação do aeroporto.

As obras, esperadas há muito tempo, se tornaram urgentes às vésperas da realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. As concessões exigem que as empresas melhorem os aeroportos porque o Brasil é um dos mercados que mais crescem no mundo para as empresas aéreas. O rápido crescimento econômico e o desemprego em baixa proporcionaram a ascensão de milhões de brasileiros à classe média, o que estimulou o aumento do tráfego aéreo nacional — a demanda cresceu 16% no ano passado e chegando a 180 milhões de passageiros.

O processo, que culminou na assinatura do acordo, mostra o potencial de Viracopos, já amplamente comprovado com a dinâmica das exportações e importações que têm nele um dos principais pontos de entrada, saída e distribuição de mercadorias via aérea no país, sua vocação como destino de passageiros e de absorção da demanda crescente por voos domésticos, e sua condição de opção ideal para desafogar os congestionados aeroportos de Cumbica e Congonhas na Capital. Viracopos recebeu e embarcou 7,5 milhões de passageiros em 2011.